Conferência reuniu especialistas e gestores de vários países
Foto: Reprodução/decada.agua
Nos últimos três dias, especialistas do mundo todo se reuniram em Saragoça, Espanha, com o intuito de preparação para o Ano Internacional da Cooperação da Água 2013. O crescimento da demanda por água e dos desafios de gestão levaram, em fevereiro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamarem o ano comemorativo, visando à conscientização.
O primeiro evento sobre a temática terminou na quinta-feira, 10 de janeiro. A conferência de preparação foi um intercâmbio entre várias experiências e modelos de gestão das águas mundo afora, concentrando as discussões nas melhores formas de fazer a cooperação sair do papel.
Segundo as Nações Unidas, a cooperação é necessária para lidar com decisões sobre alocação da água, impactos da poluição desse recurso, captação, construção e gestão de infraestruturas novas, entre outros. Esta assume muitas formas, desde a parceria por meio de fronteiras para o manejo de aquíferos subterrâneos e bacias fluviais compartilhadas, até o intercâmbio de dados científicos.
Foram expostos na conferência modelos como o do recém-lançado AQUASTAT, banco de dados da FAO (Organização para Alimentação e Agricultura) contendo informações globais sobre água e agricultura.
O sistema estimou a pressão de irrigação sobre os recursos de água disponível e realizou uma grande revisão de necessidade de irrigação de água em 167 países. Para melhorar a gestão hídricas nesses países, o dispositivo gerou calendários detalhados das culturas irrigadas de acordo com os dados de cada nação.
Metas
A campanha pelo Ano Internacional da Cooperação pela Água 2013, destinada ao Dia (22 de março) e ao Ano Internacional da Água pretende alcançar cinco objetivos:
- Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;
- Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;
- Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;
- Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;
- Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.
O Ano Internacional de Cooperação pela Água, em 2013, deseja encorajar partes interessadas nos níveis internacional, regional, nacional e local a agir em prol do acesso aos recursos hídricos.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!