Fotos: Alki/Divulgação
Consumidores cada vez mais conscientes pressionam os fabricantes a desenvolverem produtos que causem menos impactos ao meio ambiente. Por sua vez, empreendedores que entendem o recado ganham um diferencial competitivo frente ao mercado. Esse é o caso da empresa de design francesa Alki, que lançou recentemente o que diz ser a primeira cadeira totalmente biodegradável do mundo.
Batizada de "Kuskoa Bi", a cadeira ecológica integra um projeto do designer Jean Louis Iratzoki, que consiste em criar um mobiliário confortável e envolvente dotado de um assento semi-côncavo. Em vez de escolher o plástico - que é tradicionalmente usado nesses casos - a Alki optou pelo bioplástico.
O plástico comum exige grandes quantidades de combustíveis fósseis em sua produção. Como não é reciclável, esse tipo de material acaba muitas vezes prejudicando o meio ambiente, pois demora até séculos para se degradar. Já o bioplástico, por sua vez, é produzido a partir de vegetais, fontes 100% renováveis - tais como beterraba, amido de milho e cana-de-açúcar. A cadeira Kuskoa Bi é totalmente reciclável e pode ser biodegradada através da compostagem industrial.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!