Foto: reprodução/Livemocha
Du vet detta språk? Se você não tem habilidades com o idioma sueco, provavelmente não vai saber responder ao questionamento inicial de que conhece essa língua. Mas, se você tem vontade de aprender esta ou qualquer uma das dezenas de línguas faladas por aí, não precisa mais desembolsar uma grana preta nem viajar para o outro lado do mundo.
Há boas opções, para todos os gostos e estilos, de ensino de idiomas pela internet. E o melhor, gratuitamente! Assim, vale não só aprender uma como aprimorar os idiomas que já estuda ou domina. O Porvir listou dez opções bem bacanas para quem quer expandir suas habilidades linguísticas com um clique do mouse. Confira:
- Colingo - Ideal para quem quer aprender ou aprimorar o inglês com ajuda de falantes nativos, o Colingo funciona através do Hangout, ferramenta de videoconferência do Google, o que ajuda a praticar a fala e compreensão auditiva. Caso você não possua microfone ou coragem para interagir com os outros estudantes, o site oferece a possibilidade de assistir a transmissão ao vivo das aulas ou acompanhá-las depois pelo YouTube. As aulas, separadas por níveis e temas, acontecem a cada hora. Para acessar, basta ter uma conta no Facebook e aproveitar.
- Bussu - O site oferece a possibilidade de aprender até 12 idiomas, entre eles alemão, francês e espanhol. Com mais de 18 milhões usuários cadastrados, o Bussu recursos como vocabulários, diálogos, gravador de voz, podcasts e revisão. A plataforma possui uma conta básica gratuita e os serviços premium, que podem ser usados por até sete dias sem custo ao usuário.
- Forvo - Considerado um dos maiores guias de pronúncias do mundo, a plataforma reúne línguas de diversos cantos do mundo, como russo e o tártaro. Contando com mais de 300 mil usuários cadastrados, o site é ideal para saber como se pronuncia uma determinada palavra. Até mesmo você pode ajudar outros usuários gravando pronúncias de seu próprio idioma.
- Livemocha - Intitulada como a maior comunidade on-line de aprendizado de outros idiomas, o Livemocha permite que os seus usuários aprendam e ensinem um idioma gratuitamente. Ao ensinar, corrigindo atividades ou dando dicas, a pessoa acumula créditos que podem ser convertidos para acessos a áreas premium do site, normalmente pagas. A plataforma já conquistou mais de 6 milhões de membros em todo o mundo.
- Memrise - Com 220 idiomas disponíveis, o Memrise permite que seus usuários, com algum conhecimento em um idioma, ampliem seu vocabulário. A plataforma pode ser usada também para quem quer aprender um idioma em longo prazo, uma vez que oferece recursos como imagens ou músicas de um país específico. O usuário pode ainda acompanhar o seu rendimento no curso.
- Weblínguas - O site permite aos usuários aprender inglês, espanhol e francês. Os usuários podem aprimorar suas habilidades a partir de textos que trabalham situações do cotidiano como o café da manhã, a hora, uma hospedagem no hotel, entre outras. Os usuários podem também acompanhar a pronunciar as palavras, realizar testes e ver o rendimento de suas aulas.
- My Language Exchange - Nesta plataforma, o usuário pode se conectar diretamente com outros usuários nativos para aprender um novo idioma. São mais de um milhão cadastrados, oriundos de 133 países que falam 115 línguas. O My Language oferece também recursos como dicionários, planos de aulas, áudios e um jogo de palavras em cada língua, para que os estudantes aprendam expressões formando palavras.
- The Mixxer - Um pouco mais simples que o My Languague, o The Mixxer permite que o estudante conecte-se via Skype com outro usuário falante da língua que quer aprender. Assim, o membro vira tanto aluno quanto professor. O cadastro é simples, e basta marcar o idioma de origem e aquele que se quer aprender para tentar a sorte de encontrar alguém on-line querendo conversar.
- BBC Languages - O site do canal de televisão britânico tem uma área exclusiva para quem quer aprender novos idiomas. E não é somente a língua da rainha! O BBC Languages oferece vídeos, áudios, textos, vocabulário, pronunciação, gramática e testes, em 40 línguas diferentes, como o suíço e polonês.
- My Happy Planet - Similar com o The Mixxer, o My Happy Planet também conecta estudantes de uma língua com seus nativos. Além disso, a plataforma oferece acesso a chats, vídeos e exercícios no idioma selecionado.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!