Achim Steiner considera o momento um "divisor de águas"
Foto: UN Photo/Paulo Filgueiras
A Assembleia Geral adotou uma resolução que reforça e amplia o papel do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), conforme já previa o documento final da Rio+20, intitulado O Futuro que Queremos.
A decisão marca a primeira mudança estrutural na história de 40 anos da iniciativa. A intenção é que a instituição consiga mais verba do organismo internacional, além de solicitar outros doadores para contribuições voluntárias.
A decisão também permite, a partir de 2013, a participação de todos os 193 países membros da ONU no Conselho do Pnuma, que atualmente é representado por 58 nações.
O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, considera o momento um "divisor de águas" e "histórico" para a comunidade internacional. Ele destacou que a participação de todos os países vai "garantir uma voz igual em todas as decisões sobre o meio ambiente".
Segundo o Pnuma, a decisão reflete ainda o compromisso dos países-membros da ONU em melhorar a cooperação e promover a integração dos pilares sociais, econômicos e ambientais do desenvolvimento sustentável.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!