O sistema financeiro global movimenta atualmente cerca de 225 trilhões de dólares por ano, porém só uma pequena parcela desta quantia é usada para fomentar a transição para uma economia verde e inclusiva. O que pode ser feito para mudar esse quadro? Como governos, empresas e líderes globais poderiam contribuir para a construção de sistema financeiro mais sustentável?
Em busca de respostas para estas e outras perguntas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) lançou, durante o Fórum Econômico de Davos, a Consulta sobre a Elaboração de um Sistema Financeiro Sustentável. A iniciativa global vai reunir colaborações de especialistas no setor de finanças sobre como a transição para uma economia de baixo carbono pode ser acelerada pelo mercado financeiro mundial. O levantamento será realizado ao longo de 2014 e do primeiro semestre de 2015.
Como parte do processo, o codiretor da Consulta, Nick Robins, e o diretor da Iniciativa Financeira do Pnuma (Unep FI), Charles Anderson, estarão no Brasil, de 11 a 15 de agosto, para coletar contribuições de empresas públicas e privadas, governo e outras organizações.
A visita é promovida em uma parceria do Pnuma com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A programação inclui o seminário O Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a Economia Verde, que será aperto ao público. O evento será realizado em São Paulo, no dia 13 de agosto.
“O Pnuma entende que o mercado financeiro é um agente essencial na transição para uma economia de baixo carbono. A Consulta auxiliará no engajamento de grandes representantes desse setor e potencializará ações já desenvolvidas, além de criar um cenário propício à inovação”, afirma a representante do Pnuma no Brasil, Denise Hamú.
Confira todos os detalhes em http://bit.ly/1nJ9sQM
(Via ONU Brasil)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!