Consumidores são mais propensos a praticar um comportamento ambientalmente esclarecido se eles puderem anunciar o seu compromisso publicamente
Foto: Phil and Pam
Nada de imposição! Segundo um estudo publicado no Journal of Consumer Research, para fazer com que os consumidores passem a pensar de forma consciente é preciso dar um empurrãozinho educado na direção certa, e não um comando autoritário.
A pesquisa revelou também que os consumidores são mais propensos a praticar um comportamento ambientalmente esclarecido se eles puderem anunciar o seu compromisso publicamente. "Consumidores que expressam publicamente um compromisso com o meio ambiente vão reforçá-lo e aumentar o comportamento sustentável", afirmaram os autores do estudo no relatório.
A equipe de pesquisadores realizou testes em um hotel da Califórnia. Eles observaram que sinais como mensagens do tipo "reutilize sua toalha e economize água", "desligue a luz quando sair", não era tão eficiente. Então resolveram utilizar uma nova estratégia. Na hora do check-in funcionários da recepção orientavam os hóspedes a se comprometerem na reutilização de suas toalhas e economia de energia e em troca ganhariam um selo "amigo da Terra". De acordo com a pesquisa esse segundo teste deu certo.
"Em vez de dizer aos consumidores o que eles devem fazer, empresas, organizações sem fins lucrativos ou órgãos do governo que desejam mudanças de comportamento, devem considerar novas alternativas, que criem uma oportunidade atraente para os consumidores", concluiu o relatório.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!