CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Consumo colaborativo na internet: uma moda que deve pegar

Quanta coisa você tem em casa que não usa mais, e às vezes nem lembra que ainda está lá? E que tal aproveitar esse Natal para compartilhar o que está de lado? E o mais fácil de tudo, sem precisar sair de casa. É o consumo colaborativo se ampliando com ajuda da tecnologia, que está tornando possível um encontro de "queros" e "tenhos", o que era muito mais difícil antes das ferramentas da internet.

foto autor

20/12/2012 às 9:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

capa-consumo-colaborativo.jpg
Hoje é possível pesquisar na rede, por exemplo, se alguém que mora por perto tem uma furadeira para emprestar
Foto: Lise Lobo/EcoD

Quanta coisa você tem em casa que não usa mais e às vezes nem lembra que ainda está lá? E que tal aproveitar esse Natal para compartilhar o que está de lado? E o mais fácil de tudo: sem precisar sair de casa.

O consumo colaborativo beneficia tanto o bolso, como o meio ambiente, já que se trata de uma prática de consumo com viés sustentável, por não demandar a fabricação de novos produtos.

Isso só é possível graças às novas relações de consumo que estão sendo reinventadas pelas tecnologias de comunicação. Hoje é possível pesquisar na rede, por exemplo, se alguém que mora por perto tem uma furadeira para emprestar. Além disso, você também pode emprestar, assim como doar, alugar ou trocar.

É o consumo colaborativo se ampliando com ajuda da tecnologia, que está tornando possível um encontro de “queros” e “tenhos”, o que era muito mais difícil antes das ferramentas da internet.

O consumo colaborativo começou nos Estados Unidos em 1990, segundo o portal puc-rio digital, e atualmente já é uma febre no país. Aqui no Brasil o movimento não tem a mesma proporção, mas alguns sites já começam a se destacar oferecendo diversas opções de serviços.

O EcoD selecionou alguns direcionados apenas para troca, venda e doação para você que deseja transformar o consumo individual e desenfreado em algo do século passado.

Descolaaí

descolaai.jpg
Fotos: Reprodução

O DescolaAí é um serviço online de troca e venda de produtos e serviços entre amigos, familiares e comunidades. A quantidade de produtos é vasta e o cadastro é bem rápido, com a opção de utilização de dados do Facebook. Assim, você coloca

à disposição seus produtos e serviços, que poderão ser trocados ou vendidos dentro da comunidade DescolaAí.

Dois Camelos

dois-camelos.jpg

Direcionados apenas para trocas, o Dois camelos é um aplicativo do Facebook que tem a missão de promover o consumo consciente e ambientalmente sustentável, humano, justo e saudável.

BuscaLá

buscala.jpg

O site BuscaLá surgiu em maio de 2011 e incentiva o comércio (e o escambo) justo de produtos e serviços. A ideia é que a troca beneficie as duas partes, priorizando a utilidade em vez do mero consumismo.

Pode ser meu?

pode-ser-meu.jpg

O blog Pode ser meu? é simples, permite que o interessado envie a foto do que deseja trocar e com ela as opções de troca, além de doações. Você encontra no local desde roupas e sapatos até maquiagens e brinquedos.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade