Farol da Barra um dos cartões postais de Salvador
Foto: sxc.hu
A capital baiana vai sediar três jogos da Copa das Confederações: Nigéria e Uruguai no dia 20, Brasil e Itália no dia 22 de junho e a disputa do terceiro lugar dia 30. Segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Salvador espera receber cerca de 300 mil turistas, tanto para os jogos, como para os festejos juninos que ocorre no mesmo período.
Quem optou em assistir as competições da cidade, realizada na Arena Fonte Nova, vai poder usufruir também de uma ampla riqueza cultural e histórica, marco da capital baiana. Mas que tal planejar essa estadia de forma que contribua para a valorização das populações locais e sua cultura? O EcoD separou um pequeno guia para te ajudar a ser um turista sustentável.
Transporte
Sem metrô, a mobilidade urbana durante a Copa das Confederações inclui sete grandes áreas de estacionamento com serviço de transporte até o estádio, segundo a prefeitura e o governo do estado, vão estar disponíveis linhas exclusivas de ônibus e 13 pontos de táxi nas proximidades da Fonte Nova.
Quem gosta de pedalar pode alugar bicicletas no Alugue Bike no Jardim de Alah e aproveitar para fazer um belo passeio pela Orla da capital baiana. O serviço está disponível de quinta-feira a domingo, a partir das 6 horas da manhã. No Parque Pituaçu também é possível encontrar o serviço de aluguel.
Hospedagem
Para quem deseja se hospedar em ambientes que prezam pela natureza, por meio da adoção de medidas sustentáveis, o EcoD selecionou três opções.
Quarto pousada Âmbar possui mobílias de produtores locais
Foto: divulgação
Hotel Matiz Salvador: localizado entre a orla de Salvador e a Avenida Tancredo Neves, se diferencia de outros estabelecimentos pelas seguintes ações socioambientais: possui sistema de reuso de água, redutores de vazão de água em torneiras, descargas de duplo acionamento (econômicas), torneiras com temporizador, utiliza sistema de energia solar para aquecimento de água, separa os resíduos e encaminha para reciclagem, possui horta orgânica na propriedade, lâmpadas econômicas e sensores de presença, sistema de controle de energia por chave-cartão.
Além de tudo isso, parte de seus móveis foram feitos a partir de madeira de demolição, todos os funcionários passaram por treinamentos sobre educação ambiental e sustentabilidade, e possui política escrita e implantada que previne a exploração sexual de menores.
Pousada Âmbar: localizada na Barra se destaca na coleta seletiva e na parceria com a ONG Velho Chico que recolhe toda semana os recicláveis. Além disso, o local utiliza lâmpadas frias sempre no intuito de reduzir o consumo de energia e reutiliza todos os papéis do escritório. Na hora da compra, a preferência é por produtos locais tanto para o café da manhã como para as outras áreas da Âmbar, como as mobílias e decoração dos quartos.
Alimentação
Os turistas que estão chegando a Salvador certamente não deixarão de provar o tempero baiano carregado de dendê como o acarajé e as moquecas. Mas muitos deles também vão querer encontrar uma alimentação balanceada. A cidade possui uma gama de opções que fornece uma comida mais leve e saudável. Conheça abaixo algumas delas.
Na Medida: localizado no bairro Itaigara, o espaço é um fast-food de comida saudável, especializado em oferecer um buffet por calorias, ou seja, você monta seu prato de acordo com suas necessidades calóricas. Outro diferencial é a presença constante de uma nutricionista, que se for preciso, ela vai até a mesa pra tirar as dúvidas dos clientes.
Saúde Brasil: o empreendimento fica na Graça e tem cozinha comandada pelo chef e proprietário João Telles. O bufê possui uma variedade de saladas e pratos quentes, a exemplo de ensopado de shimeji, lasanha de banana-da-terra e torta de tomate seco. Há também sugestões à la carte, entre elas sanduíches e crepes como o de mussarela de búfala, tomate seco e rúcula. Para beber, água de coco e sucos naturais.
Orgânico: bom para quem gosta de comida natural e ou orgânica, o Orgânico fica na Praça de Alimentação do Salvador Shopping. O restaurante oferece uma quantidade razoável de saladas, além de carnes diversas grelhadas na hora (incluindo salmão e polvo). Para beber sucos naturais e de sobremesa uma das opções é a salada de frutas.
Ramma Pelourinho: o restaurante é um dos mais tradicionais pontos de gastronomia saudável de Salvador, que for ao local vai encontrar no buffet tortinhas de legumes, cebola ou banana-da-terra, lasanha de espinafre, rondelli de ricota com ervas, panqueca de tofu e frango ao curry. Outras receitas têm dia certo para aparecer: cozido vegetariano (quintas) e comida baiana com caruru, abará de feijão-verde e vatapá de abóbora (sextas). Para matar a sede, guaraná orgânico.
Lazer
Quem chega a Salvador e prefere passeios ecológicos a sugestão é adicionar no roteiro turístico o Parque Metropolitano de Pituaçu, considerado a maior reserva ecológica da cidade e que mantém em sua área uma considerável extensão de Mata Atlântica. O Parque é aberto ao público, ou seja, sua entrada é gratuita. Dentro da área há espaços recreativos para as crianças, passeios de pedalinho na lagoa, ciclovias e ainda uma trilha voltada para agradáveis caminhadas. O Parque, de modo geral, é um convite para horas tranquilas de passeio e trata-se de um local frequentado por pessoas de todas as faixas etárias.
O Parque de Pituaçu é considerado a maior reserva ecológica de Salvador
Foto: GOVBA
Outro local de preservação de Mata Atlântica é o Parque da Cidade localizado na região entre os bairros do Itaigara, Santa Cruz, Pituba e Nordeste de Amaralina. Possui uma fauna rica, abrangendo mamíferos, aves, répteis e anfíbios, e uma flora também, como a ipê roxo, pau-paraíba, oiti, sucupira, coqueiros, dendezeiros, jaqueiras, mangueiras, sapotizeiros, bromélias e orquídeas.
Além da área verde, há também quadras poliesportivas, parquinhos para crianças, equipamentos de lazer e ginástica, pista de cooper com 3.500 metros de extensão, ciclovia, praça para idosos, área para piquenique, lanchonetes, um posto médico, áreas de concentração e encontros para estudantes, turistas e grupos da terceira idade.
Mais um parque prazeroso e verde é o Costa Azul, localizado no bairro de mesmo nome, ocupa uma área de aproximadamente 55 mil metros quadrados. Quem for ao local vai encontrar um campo de futebol, equipamentos para exercícios físicos, dois playgrounds com bicicletários, ciclovias, pistas de cooper em níveis diferenciados e calçadões.
O mergulho no Farol da Barra pode ser uma boa opção de lazer
Foto: Everaldo Vilela
Para os aventureiros, em frente à famosa Praia do Porto da Barra e em toda a área próxima ao Farol estão imersos belíssimos recifes de corais que podem ser admirados com um mergulho. Com profundidade média de 12 metros e visibilidade de 10 a 15 metros, o local é ideal para o mergulho de iniciantes e para fotos e filmagens submarinas. O passeio de barco pode também ser inspirador.
Compras
Os artesanatos de cerâmica são muito comercializados nas feiras locais
Foto: Mel Toledo
Uma viagem a Salvador não está completa sem uma visita ao Mercado Modelo, tradicional centro de artesanato típico da Bahia. Localizado na cidade baixa, mais precisamente na Praça Cayru, e composto atualmente por mais de 260 lojas que vendem os mais variados tipos de arte baiana. No local, é possível encontrar rendas, tapeçarias, pinturas, objetos de decoração, artigos em cerâmica e lembrancinhas. O Mercado funciona de segunda a sábado das 9h até às 19h, e nos domingos e feriados, das 9h às 14h.
Outra opção é o Instituto de Artesanato Visconde de Mauá que fica localizado na Barra. Para a Copa das Confederações desde sexta-feira, dia 14, a organização expõe produtos no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, até o dia 14 de julho. O público e os turistas vão poder apreciar toda a beleza e encanto de produtos como berimbaus, carrancas, pencas de balangandans, imagens e baianas de cerâmica, atabaque, esculturas de bronze de orixás, colchas, toalhas, e cerâmicas de Maragogipinho, entre outros. Além disso, haverá no local, ilustrações com fotos do artesanato baiano e também vão ser distribuídos souvenirs e folhetos institucionais.
Quem quer voltar para a casa com lembranças que a farão recordar da cidade pode encontrar uma opção vasta de lojas de suvenires em um dos tradicionais pontos turístico da cidade, o Pelourinho.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!