Há quem não goste de abobrinha e até ache o legume a coisa mais sem graça do mundo. Mas o verdinho é cheio de nutrientes e, dependendo da receita, pode se tornar muito saboroso.
A abobrinha é rica em potássio, que ajuda a controlar a hipertensão, segundo os nutricionistas. Sem falar que ela é um alimento aliado do coração e dá uma força extra aos ossos.
Para saborear o legume e ainda contribuir com a saúde, segue a receita da Fabiana Pinfildi, do blog Figos&Funghis. Um ravioli que no lugar da massa leva a abobrinha, tornando o prato menos calórico.
Aprenda a fazer o revioli de abobrinha com recheio de queijo cottage e nozes com a Fabiana:
Ingredientes:
(rende 8 unidades – serve 2 pessoas)
- 1 abobrinha média bem lavada e com a casca
- 6 colheres (sopa) de queijo cottage ou tofu amassado
- 2 colheres (sopa) de nozes picadas
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1/2 lata de tomate pelado já picado
- 4 bolas de mussarela de búfala cortadas ao meio
- 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (opcional)
- pimenta e sal a gosto
Modo de Preparo:
Fatie a abobrinha em lâminas bem finas no sentido do comprimento, procurando usar mais as extremidades do que o miolo da abobrinha (por ter muitas sementes o miolo se desfaz). Coloque as lâminas de abobrinha por 2 minutos em água fervente e logo em seguida mergulhe-as em uma tigela com água gelada para cessar o cozimento. Reserve.
Num bowl misture o queijo cottage (ou tofu), as nozes, o azeite, a pimenta e o sal. Coloque uma porção de recheio em uma das pontas da lâmina de abobrinha e dobre (sem deixar quebrar), até a outra ponta, fazendo parecer um ravioli (ou enrole, se preferir, para ficarem como canelonis).
Preaqueça o forno em 180º. Despeje o suco de tomate da lata no fundo de uma travessa e espalhe bem.
Ajeite os raviolis sobre o suco de tomate e depois cubra com os pedaços de tomate. Coloque um pedaço de mussarela de búfala sobre cada ravioli, polvilhe parmesão ralado (se estiver usando) e leve ao forno por 20 minutos, ou até que o queijo da superfície esteja gratinado. Retire do forno e sirva quente.
Bom apetite!
Fabiana Pinfildi :: Blog Figos & Funghis
* Cozinheira por vocação, Fabiana é formada em direito. A advogada atuante se declara autodidata na cozinha. Ela cria as receitas a partir de várias tentativas.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!