icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Cozinha EcoD: Risoto de casca de abóbora

Na Semana do Meio Ambiente nada melhor do que aprender a aproveitar todas as partes dos alimentos e assim ajudar a evitar o desperdício. Aprenda a fazer essa receita com Regina Tchelly da Favela Orgânica.

foto autor

09/06/2013 às 10:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 14:50 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

capa-cozinha.jpg
Fotos: Favela Orgânica

Você joga cascas de alimentos fora? A receita da vez vai mudar seu conceito sobre essas partes dos alimentos que costumam ser desprezadas. Segundo os nutricionistas cascas e talos são muito nutritivos e a Regina Tchelly do projeto Favela Orgânica vai provar que também podem ser saborosos em pratos como o risoto de casca de abóbora.

E como estamos no mês do Meio Ambiente nada melhor do que aprender a aproveitar todas as partes dos alimentos e assim ajudar a evitar o desperdício.

Aprenda a fazer o risoto com a Regina Tchelly.

Atenção: Antes de começar, lavar e higienizar todos os alimentos. Usar solução de água clorada (para cada litro, uma colher de sopa de água sanitária para cozinhar). Deixe de molho por 15 minutos.

Ingredientes:

  • Casca de 2kg de abóbora ralada
  • 3 xícaras de arroz cozido
  • 1 cebola grande picada
  • 1 cheiro verde picado
  • 1 pimentão picado
  • 1 requeijão cremoso
  • 1 creme de leite
  • Azeite
  • Sal e molho shoyo a gosto

403145-536701386359675-1029347545-n.jpg

Modo de preparo:

Em uma panela bem quente com a colher de sopa de azeite, coloque a cebola picada e deixe refogar. Em seguida misture a casca de abóbora ralada e deixe cozinhar por 12/20 minutos. Tempere com sal, shoyo, azeite, pimentão, creme de leite, requeijão, cheiro verde até virar um creme. Aos poucos vá misturando o arroz. Está pronto e é só servir.

Bom apetite!

favela-organica.jpgRegina Tchelly :: Favela Orgânica
*A educação alimentar que teve no lar, Regina resolveu disseminar com a criação do projeto Favela Orgânica. Ela chegou ao Rio de Janeiro há 12 anos, dos quais 11 trabalhou como doméstica. Na grande cidade ela se deparou com um grande volume de desperdício, algo que não estava acostumada a ver. Em casa mesmo, reuniu-se com seis mães de família e com apenas R$ 140,00, deu início ao que hoje mais ama fazer: cozinhar, aproveitar e ensinar.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade