A terceira atualização anual do banco de dados do “Relate ou Explique para Relatório de Sustentabilidade ou Integrado” indica que o tema segue presente na agenda das empresas listadas, que continuam em seus esforços de publicar informações não financeiras ou explicar por que não o fazem: 18 novas companhias aderiram à iniciativa, representando 71,17% do total das organizações listadas na Bolsa. Constam do banco de dados 2014 as empresas que se manifestaram via Formulário de Referência até 31 de maio.
A novidade deste ano é que o “Relate ou Explique” passa a divulgar uma radiografia das explicações, ou seja, os motivos pelos quais as empresas listadas brasileiras ainda não publicam este tipo de informação.
Segundo a BM&FBOVESPA, o número de empresas que estão aderindo à publicação de informações não financeiras sobe para 189. Como faz todos os anos, para contribuir com o avanço das companhias que não deram resposta à iniciativa ou que apenas explicaram, no segundo semestre a instituição as convidará para apresentações e workshops, em parceria com a GRI – Global Reporting Initiative.
EESG
Este ano o “Relate ou Explique” foi renomeado alinhando-se ao movimento internacional do Relato Integrado e mostrando seu apoio ao IIRC - International Integrated Reporting Council. Os resultados sinalizam que as companhias já começam a utilizar o framework do Relato Integrado – três empresas informaram adotar o modelo proposto pelo IIRC – ou estão atentas ao tema.
A BM&FBOVESPA acredita que a integração de informações financeiras e não financeiras é fundamental para a adoção de um novo modelo de negócios e sociedade que tenha como premissa um desenvolvimento de fato sustentável. Para concretizar este entendimento, propõe ao mercado e passará a usar a sigla EESG (Economic, Enviromental, Social and Governance), agregando a dimensão econômico-financeira à internacionalmente conhecida sigla ESG (Enviromental, Social and Governance).
Para visualizar o resultado do Relate ou Explique, basta acessar a tabela no site da Bolsa com os links para os relatórios das empresas que os publicam, as explicações das que ainda não têm esta prática e as que não deram resposta.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!