Parklet em Vancouver, no Canadá
Subsidiar os alunos com técnicas de ativação do espaço público, ao levar em conta os usuários do entorno, a sensibilização do local e a criação de indicadores que permitam estabelecer uma conexão entre usuários e o lugar. Este é o principal objetivo do curso "Escola de Parklet", que será ministrado os dias 2, 7 e 15 de julho na Escola São Paulo.
Qual a diferença entre construir um espaço público e criar um lugar? O curso vai mostrar experiências em intervenções urbanas cujo objetivo é a transformação de espaços em lugares melhores para se viver. Como conectar o espaço com o seu entorno, conhecer, identificar as narrativas locais e aplicá-la na intervenção urbana.
O presidente do Instituto Mobilidade Verde e colunista do EcoD, Lincoln Paiva, será responsável por ministrar o curso. Em artigo recente, ele defendeu que "o parklet é um bom instrumento para discutir o espaço e ainda mais importante para a construção de lugares numa cidade como São Paulo, cada vez mais limitada de áreas públicas."
No dia 16 de abril, por meio do decreto 55.045, a prefeitura de São Paulo transformou o parklet em instrumento urbanístico da cidade.
Saiba mais
Popularizados em São Francisco, na Califórnia (EUA), os parklets ajudam a recuperar o espaço público para o uso coletivo e tornam ruas e bairros mais humanos e amigáveis. É a geração de espaço para pessoas, e não para carros.
Por isso, sobre o asfalto cinzento, pode ser colocada uma plataforma equipada com bancos, floreiras, mesas e cadeiras, guarda-sóis, aparelhos de exercícios físicos, paraciclos ou outros elementos de mobiliário, com função de recreação ou de manifestações artísticas.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!