Em meio às pesquisas e compartilhamentos de descobertas sobre as mudanças climáticas, entre gráficos e ilustrações técnicas, eis que surge Daniel Crawford, estudante da Universidade de Minnesota. Ele decidiu, simplesmente, transformar as imagens dos estudos de cientistas em notas musicais e comunicar as novidades sobre o clima mundial através da música.
Crawford utilizou uma técnica chamada de sonorização de dados para converter os registros da temperatura global em uma série de notas musicais. o trabalho resultou na canção denominada O som do aquecimento do planeta. As informações utilizadas na composição são do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa - dados de 1880 a 2012.
Na criação do estudante, cada nota representa um ano, as baixas representam anos relativamente frios, as altas anos quentes e cada meio tom ascendente equivale a cerca de 0,03 ° C de aquecimento. É possível perceber que, a medida em que a composição se aproxima do presente, o violoncelo atinge as notas mais altas, sobretudo entre 1990 e 2000.
O vídeo termina com uma mensagem clara: "Cientistas preveem que o planeta vai aquecer mais 1,8 ° C até o final deste século. Este aquecimento adicional deverá produzir uma série de notas fora do alcance do ouvido humano".
Assista ao vídeo da canção:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!