O tamanho e a velocidade do asteróide têm causado polêmica entre os pesquisadores
Foto: marcus nunes
Um estudo da equipe do Darthmouth College, da Universidade do Estado Norte-americano de New Hampshire (Nordeste do país), apontou que a causa da extinção dos dinossauros foi um cometa que atingiu a Terra há cerca de 65 milhões de anos. O resultado da pesquisa foi divulgado durante a 44ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, realizada no Texas.
Segundo o pesquisador Jason Moore, a principal proposta do estudo era caracterizar melhor o que causou o impacto que produziu a cratera na península de Yucatán (no México), que tem 180 km de diâmetro e foi criada por um objeto menor do que o imaginado anteriormente.
O acontecimento teria causado e extinção de cerca de 70% das espécies na Terra em um curto período de tempo, especialmente os dinossauros, devido as catástrofes causadas pela colisão, a exemplo de incêndios, terremotos e imensos tsunamis. O gás e a poeira lançados na atmosfera também teriam contribuído para a queda das temperaturas globais por muitos anos.
O tamanho e a velocidade do asteróide têm causado polêmica entre os pesquisadores, de acordo com a BBC. Os autores do estudo sugerem que 75% da massa do causador do impacto estava distribuída globalmente, então chegaram a um corpo relativamente pequeno, mas na verdade essa fração pode ser menor do que 20%.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!