A Tamoya Ohboya pod ser encontrada nas águas do Caribe
Foto:tesserazoa
Todos os anos, a Universidade do Estado do Arizona (ASU), nos Estados Unidos, divulga o "Top 10 Novas Espécies". Na última lista apresentada pela instituição, o Brasil marcou presença com a descoberta da aranha-caranguejeira encontrada no país e a água-viva do Caribe, descrita com a participação de cientistas brasileiros.
A descoberta da Tamoya Ohboya (água-viva), que contou com a participação de pesquisadores do Instituto de Biociências (IB), da Universidade de São Paulo (USP), ocupou o segundo lugar na lista.
André Carrara Morandini, coordenador do projeto Sistemática, ciclo de vida e padrões reprodutivos de medusas na Baixada Santista: biodiversidade marinha, que contribuiu para a descrição da espécie, explicou um pouco do processo: "Fizemos o trabalho de comparação direta da morfologia, da morfometria e do DNA. Graças a essa comparação concluímos que a medusa da ilha de Bonaire deveria ser incluída como uma nova espécie para a ciência".
Para o padrão das águas-vivas, as Tamoyas Ohbaya possuem dimensões consideradas grandes e fazem parte do grupo cubo-medusa, que reúne alguns dos animais mais venenosos do planeta. Devido à beleza impactante da nova espécie, os cientistas decidiram não nomeá-la imediatamente, optando por abrir um concurso por meio do qual pessoas de diversos países enviaram sugestões de nomes.
Já a tarântula Pterinopelma Sazimai foi analisada por cientistas do Instituto Butantan, que apresentaram dificuldades para encontrar os espécimes para estudo e enfrentaram barreiras burocráticas para coletar os animais.
Segundo um dos pesquisadores do Instituto Butantan, Rogério Bertani, a espécie Pterinopelma Sazimai pode ser encontrada, facilmente, à venda em sites na internet. "É muito triste saber que uma aranha com tão poucos espécimes em coleções científicas está sendo comercializada no exterior. Provavelmente esse comércio ilegal é motivado apenas pela beleza e o aspecto inusitado da espécie. Acredito que não se trata de biopirataria propriamente dita, mas de um comércio de pets exóticos", lamentou.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!