A rede possui uma série de portais de LED iluminados que orienta pequenos peixes para fora
Fotos: Divulgação
Com o objetivo de diminuir significativamente o número de peixes não-alvo e juvenil, capturados durante o processo de arrasto, o designer Dan Watson, desenvolveu uma rede de pesca sustentável.
O diferencial do projeto está numa série de portais de LED iluminados, tecidos ao longo da rede, para orientar pequenos peixes para fora, e um sistema a bordo que captura energia cinética para manter as luzes acesas sem a necessidade de baterias.
Desde que se formou no departamento de Engenharia de Inovação e Design no Royal College of Arts, em Londres, Watson abriu a empresa Technologies SafteyNet para comercializar a rede de pesca.
O projeto ganhou este ano o Prêmio James Dyson para alunos que trabalham em soluções de engenharia inovadoras. "Esta tecnologia tangível se aproxima de um grave problema ambiental, devemos celebrá-la", explicou o designer industrial James Dyson, fundador do prêmio, ao site Dezeen. "SafetyNet mostra como os jovens licenciados como o Dan podem enfrentar questões globais ignoradas por indústrias, de maneira nova e criativa."
Watson vai usar o prêmio de 10 mil libras para desenvolver protótipos e finalizar o teste do governo para o sistema.
Assista o vídeo de apresentação do projeto:
SafetyNet from Dan Watson on Vimeo.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!