icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Designers britânicos transformam detritos de oceanos em bancos resistentes

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que os oceanos contenham cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e esse número tende a aumentar se o consumo da sociedade não desacelerar. O problema desses resíduos é que eles se transformam em pequenos pedaços, dificultando bastante a coleta e limpeza das águas. Para solucionar esse problema, o Studio Swine e o designer Kieren Jones criaram um dispositivo que coleta detritos marinhos e utilizam como matéria-prima para fazer bancos.

foto autor

26/07/2012 às 10:00 • Atualizada em 03/09/2022 às 11:37 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

porthtowan-up-close.jpg
O problema dos resíduos é que eles se transformam em pequenos pedaços o que dificulta a coleta e limpeza das águas
Fotos: Divulgação

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que os oceanos do mundo contenham cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e esse número tende aumentar se o consumo da sociedade não desacelerar. O problema desses resíduos é que eles se transformam em pequenos pedaços dificultando bastante a coleta e limpeza das águas. Buscando solucionar esse problema o Studio Swine e o designer Kieren Jones, criaram um dispositivo que coleta detritos marinhos e utilizam como matéria-prima para fazer bancos.

chair3.jpg

Chamados de "Cadeira do Mar", os bancos são resistentes e criados unicamente por plásticos reciclados de resíduos recolhidos no oceano. Para fabricar os primeiro móveis, os designers recolheram a matéria-prima na praia mais poluída do Reino Unido, a Porthtowan, que fica ao sudoeste das ilhas britânicas.

chair2.jpg

O estúdio recolhe pequenos pedaços de plástico com um dispositivo de baixa tecnologia que eles criaram a partir do remodelamento de máquinas agrícolas. O dispositivo, apelidado de "O Nurdler", consiste em uma bomba de água que separa os plásticos por tamanho, e um tanque de flutuação, que separa materiais por densidade.

the-nurdler-1.jpg

Para confeccionar as cadeiras de plásticos reciclados, os designers usam um dispositivo que eles chamam de “Imprensa do Mar”, que consiste em um forno e uma prensa hidráulica que se encaixam em uma pequena embarcação de pesca.

tools2.jpg

Segundo o portal Inhabitat, o estúdio também recolhe materiais orgânicos, tais como algas e madeira e os comprime para fazer tijolos, que depois são queimados para derreter o plástico, formando assim, um sistema de circuito fechado.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade