O gargalo da garrafa foi re-moldado para servir como entrada e a alça passou a ser um poleiro das aves
Fotos: Divulgação
Uma casa de passarinho bem estilizada essa criação dos designers do Coletivo da Rainha. A ideia surgiu motivada pelo concurso que a agência de inovação social reMix criou juntamente com a empresa portuguesa Água Serra da Estrela, especializada em águas engarrafadas. O desafio era encontrar formas criativas de reutilizar e reciclar os garrafões de água. Sem perder tempo, a dupla de designers portugueses Filipa Ricardo e Renato Silva criou uma linha diferente para as casas de passarinhos.
O ponto de partida para entrar no projeto surgiu da preocupação da Serra da Estrela em promover campanhas de reflorestamento. Cada garrafa vendida equivale a o plantio de uma árvore.
As casinhas são feitas por uma equipe de cinco artesãos, que antes estavam desempregados e atualmente têm seus próprios empregos com a comercialização do produto. Cada casa de passarinho é produzida usando uma garrafa de água. O gargalo foi re-moldado para servir como entrada e a alça passou a ser um poleiro das aves.
“Quando moldado e redesenhado, o plástico PET pode se tornar em algo duradouro e valioso”, afirmou Filipa. Além do benefício de substituição do material das casinhas, que geralmente são feitas de madeira, o novo lar dos pássaros, pode proporcionar uma aproximação das aves com as pessoas, na qual prevalece o respeito mútuo, concluiu a empresa.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!