Em um país como o Brasil, cuja população é marcada pela diversidade, uma contradição é que as chamadas minorias sociais não costumam ser vistas em suas grandes companhias. Ao observar o ranking das dez empresas com maior diversidade e inclusão do mundo, elaborado pela DiversityInc, nenhuma é fundada aqui no país.
O levantamento considera as organizações que mais empregam e trabalham em parcerias com organizações empresariais ligadas ao grupos de pessoas LGBT, com deficiências, mais idade e mulheres, minorias muitas vezes pouco representadas em ambientes empresariais. O ranking completo contém 50 empresas - nenhuma delas têm origem brasileira. A boa notícia é que muitas dessas multinacionais estão no país, levando suas políticas internas também para os brasileiros. Veja a lista das 10 primeiras colocadas:
1º Sodexo: líder mundial em soluções e serviços de alimentação foi fundada em Paris, em 1968, e possui, somente nos Estados Unidos, 118.300 empregados. Sua diferença entre as demais do ranking é que esta multinacional possui uma gerência voltada para a diversidade. Anualmente realiza capacitação de seus gerentes para trazer parcerias com organizações empresariais lideradas por LGBT, negros e mulheres.
Fotos: Wikimedia Commons
2º PricewaterhouseCoopers: Trata-se de uma fusão ocorrida, em 1998, entre duas empresas de Londres, a PWC e a Cooper. Uma das características da gigante em prestação de serviços tributários, auditorias e consultorias é fazer inclusão sociais de jovens talentosos representantes de minorias sociais. Atualmente emprega 180 mil pessoas no mundo.
3º Kaiser Permanente: Fundada na Califórnia, Estados Unidos, ilustra sua diversidade pelo corpo diretivo da multinacional. Entre seu conselho de 14 membros de administração há três negros, dois latinos, dois asiáticos e cinco mulheres. Emprega 172 mil pessoas, somente nos Estados Unidos.
4º Ernst & Young: Premiada como a Melhor Empresa de Competência Cultural Global em 2012, a multinacional nascida em Chicago nos Estados Unidos, emprega 167 mil funcionários no mundo. E também investe em patrocínios a organizações formadas por minorias. Seus gestores trabalham com inclusão e diversidade como metas anuais.
5º MasterCard Worldwide: Outra empresa em que o corpo diretivo revela a diversidade. Entre os 12 membros do conselho há duas mulheres, quatro asiáticos e dois latinos. O diretor chefe da companhia, Ajay Banga, é indiano. Cerca de 6 mil pessoas de todo o mundo trabalham diretamente na empresa, nascida nos anos 60 em Nova York.
6. Novartis Pharmaceuticals Corporation: Tem uma política de diversidade voltada para a inclusão de mulheres, principalmente, nos cargos de gestão, com planos de carreira que inclui capacitação e promoção para elas. De origem suíça, a empresa emprega 7.822 pessoas no mundo.
7º Procter & Gamble: A norte-americana é líder em produtos de higiene e limpeza. Em 2012, inovou ao lançar o Flex &Work, programa voltado para mulheres que trabalham com o objetivo de conciliar a vida profissional e pessoal. Também trabalha com ações para a autoestima voltada para adolescentes negras, que em três anos deve atingir um milhão de garotas no mundo. Outra iniciativa é buscar talentos entre trabalhadores mais velhos, com algum tipo de deficiência, e qualificar para novas funções.
8º Prudential Financial: Mais de 50 mil pessoas no mundo trabalham nesta companhia norte-americana. Seu programa de tutoria para diversidade conta com jovens que são orientados a capacitados para entender e multiplicar a ideia de diversidade em seus locais de trabalho, além de serem representantes de minorias. A empresa possui metas mensuráveis de formação cultural. Sua principal meta de inclusão e educação é ligada aos grupos LGBT.
9º Accenture: Também volta sua política de diversidade para pessoas e organizações LGBT, mas expande seu trabalho exigindo dos fornecedores essa diversidade em forma de ações, como patrocínios aos grupos dessa minoria ou na inclusão do quadro de funcionários de diferentes orientações sexuais. Informa que até 2015, cerca de 500 mil pessoas devem ser capacitadas para o mercado de trabalho por meio de programas sociais. A organização emprega 260 mil pessoas no mundo e foi criada nos Estados Unidos.
10º Johnson & Johnson: A décima colocada no ranking possui 128 mil trabalhadores e surgiu com três irmãos com o mesmo sobrenome, em New Jersey, em 1886. Tem política de diversidade e inclusão com pessoas mais velhas, deficientes e LGBT. E também avalia fornecedores que tenham a mesma conduta no recrutamento de seus trabalhadores, dando preferência a eles. Entre suas empresas contratadas para serviços terceirizados a Johnson também opta por aquelas que tenham mais funcionários enquadrados nessas características.
- Conheça o ranking completo -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!