Os brasileiros Flora Pereira e Natan de Aquino acreditam tanto que a África possui coisas boas e atraentes que criaram o projeto Afreaka, uma viagem por países africanos que tem o objetivo de apresentar o lado cool e descolado do continente. Mas há muitas pessoas que nem imaginam a imensidão da África. Pior, pensam que só há miséria por lá.
Recentemente, Christine Vrey, jornalista na Namíbia, expressou sua revolta com a ignorância e o preconceito das pessoas com quem já conversou a respeito de seu continente natal por meio de um texto que lista dez ideias enganosas sobre a África, segundo informou o Portal Geledés.
Segundo ela, o mundo ocidental sabe muito menos do que deveria sobre o continente africano. Conheça a lista:
Imagem: NASA Goddard Space Flight...
10. A África não é um país
Pode parecer inacreditável, mas, segundo Christine, muitas pessoas ainda pensam que a África inteira é um país só, enquanto que o continente africano possui 61 países ou territórios dependentes, com população superior a um bilhão de habitantes - o que faz dele o segundo continente mais populoso, atrás apenas da Ásia.
Foto: Afreaka
9. O continente não é um deserto
Se depender de referência como filmes, um leigo pode, facilmente, imaginar que a África inteira é um deserto escassamente povoado por beduínos e camelos, afirma a jornalista. Apenas o norte e o sudoeste do continente são compostos pelos desertos do Saara e da Namíbia, respectivamente. A África apresenta um rico ecossistema com florestas, savanas e até montanhas onde há neve no cume.
Foto: Siddharth Pendharkar
8. A África possui centros urbanos modernos
De acordo com Christine, a fama de continente atrasado permite que muitas pessoas achem que a população africana inteira habite cabanas com paredes de terra e teto de palha. Errado! A África tem centros urbanos modernos nos quais vive, na realidade, a maior parte da população. As pessoas que habitam tais cabanas geralmente vêm de grupos tribais que conservam suas vilas no mesmo estado há muitas décadas.
Foto: Kool
7. A alimentação se assemelha a dos países ocidentais
Os africanos não possuem um cardápio estranho, com bichos e plantas, como muitos pensam. A jornalista afirma que as cidades do continente se assemelham a qualquer outra localidade ocidental, quando se trata de alimentação. Sim, existem lanchonetes fast-food na África. Christine explica que apenas o braai, equivalente ao churrasco, pode ser considerado diferente.
Foto: Jim Mead
6. Não existem animais selvagens espalhados por todo lado
Para quem imagina que a África é um deserto, fica fácil achar que existem animais silvestres espalhados por todos os cantos - o que não é verdade. Mas qual a probabilidade de encontrar leões e zebras em uma cidade africana? Zero! Segundo a jornalista, não há absolutamente nenhuma condição favorável para eles nos centros urbanos - é óbvio que vivem apenas em seus habitat naturais. Para ver esse animais é necessário fazer uma viagem específica para este fim.
Foto: Erik (HASH) Hersman
5. Existe mundo digital na África
Christine contou que nas conversas que realizou pela internet, as pessoas ficaram surpresas por ela ter acesso a computadores e a internet. Uma das pessoas chegou a perguntar se ela usava um computador movido a vapor, afirmou a jornalista. Ela explica que a tecnologia não perde muito tempo em fazer seus produtos mais modernos chegarem até a África, mas os africanos estão cada vez menos atrasados em relação ao resto do mundo.
Foto: WycliffeSA
4. Os africanos falam diversos idiomas
Da mesma forma que ainda há gente que considera a África um único país, também existem pessoas que imaginam todos os habitantes do continente falando a mesma língua. Christine explica que apenas na Namíbia, de onde ela veio, há mais de 20 idiomas usuais, incluindo mais de um “importado” e alguns nativos. Nenhum país do continente tem menos de cinco dialetos correntes.
Foto: World Bank Photo Collection
3. A África possui muitos hotéis
Se a população africana mora em cabanas, o que será dos turistas, não é? Esse pensamento paira na cabeça de algumas pessoas. Mas não é uma missão impossível encontrar hospedaria em uma visita ao continente africano. As maiores cidades do continente dispõem de dezenas de hotéis disponíveis para turistas. Só nas oito maiores cidades da África do Sul, segundo Vrey, existem 372 hotéis.
Foto: John Hickey-Fry
2. Os africanos sabem o que é um banheiro
Pode parecer estranho, mas há quem pense que todos os africanos sejam obrigados a fazer suas necessidades atrás do arbusto ou em latrinas a céu aberto, de acordo com a jornalista. Isso vale, segundo ela, apenas para as áreas desérticas e vilarejos afastados. No geral, uma casa na África dispõe de um vaso sanitário muito semelhante ao seu.
Foto: ash-s
1. Nem todos os africanos são negros
Da mesma forma que houve miscigenação de etnias na América, devido às intensas migrações de europeus, a África também recebeu essas misturas. Na Namíbia, por exemplo, há famílias africanas brancas descendentes de franceses, holandeses e portugueses. Mas não há apenas isso: o continente também abriga grandes comunidades de indianos, chineses e malaios, de modo que não se pode falar em “raça africana”.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!