CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Dia Mundial da Saúde: desafios atuais

Neste domingo, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A data, além de comemorar o aniversário de fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS), reforça a importância da atenção que deve ser destinada a hipertensão arterial. Este ano a campanha do Ministério da Saúde é "Viver com saúde é uma grande vitória" - uma alusão ao contexto autal do Brasil, que será sede de grandes eventos esportivos como a Copa das Confederações e a Copa 2014.

foto autor

07/04/2013 às 8:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 7:28 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

;saude.jpg
O país enfrenta outros desafios na área médica, segundo o professor da UFMG
Foto: Ministério da Saúde

Neste domingo, 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A data, além de comemorar o aniversário de fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS), reforça a importância da atenção que deve ser destinada a hipertensão arterial. Este ano a campanha do Ministério da Saúde é Viver com saúde é uma grande vitória - uma alusão ao contexto atual do Brasil, que será sede de grandes eventos esportivos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de Futebol em 2014.

Segundo o professor João Gabriel Fonseca, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o país enfrenta outros desafios na área médica, que vão além das doenças degenerativas, como a hipertensão, AVC, artroses, diabetes, obesidade e doenças pulmonares. Ele afirma que os aspectos gerenciais do sistema, a formação de novos profissionais e a promoção da saúde também são fatores importantes para o desenvolvimento do setor.

Saiba a opinião de Fonseca nesses três aspectos:

  • Aspectos gerenciais: "Este é um dos grandes gargalos dos recursos humanos e financeiros da saúde. O acesso ao atendimento com capacidade de resolver os principais problemas básicos poderia reduzir esse problema. Muitas vezes o paciente é obrigado a ir e vir das clinicas diversas vezes, sem resolver sua demanda."
  • Novos profissionais: O professor avalia que a qualidade dos profissionais formados tem sido inferior à necessária. "Aperfeiçoar a forma de avaliação dos cursos de medicina é um caminho eficaz e necessário. O processo avaliativo precisa medir a qualidade do futuro profissional antes que ele esteja no mercado."
  • Promoção da saúde: "Promover a saúde vai muito além do que simplesmente prevenir doenças. O conceito é complexo, mas inclui a percepção de o que realmente representa autocuidado, alimentação de qualidade, postura correta no trabalho, relações interpessoais, e tudo o que nos cerca no nosso dia a dia e tem relação direta com a nossa qualidade de vida. Isso é saúde!"atividade.jpg

O professor defende ainda que campanhas de incentivo à qualidade de vida ao longo do ano são essenciais. Seguindo este pensamento, a iniciativa Viver com saúde é uma grande vitória vai comemorar a data realizando eventos de atividades físicas simultâneos nas 12 cidades-sedes da Copa 2014. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas por meio de hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas e alimentação saudável.

Desde 2002 a OMS celebra o Dia Mundial da Atividade Física, no dia 6 de abril. Além de ajudar a manter uma vida mais saudável, as atividades físicas contribuem para o bem-estar, aumentam a auto-estima, diminuem o estresse e o risco de depressão.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade