Minimizar as perdas, aumentar a vida útil de uma peça de roupa, usar tecidos de menor impacto, atender às certificações de matérias-primas, assegurar condições dignas de trabalho, upcycling... Ao dia a dia do trabalho na indústria da moda pertencem inúmeros processos e momentos de decisão diante dos quais é possível tomar um posicionamento que aposte no novo paradigma do desenvolvimento sustentável.
Valendo-se de uma profunda análise dos impactos da moda convencional como ponto de partida, o livro Moda ética para um futuro sustentável explora os desafios de uma moda mais sustentável e convida o leitor a viajar ao redor do mundo para conhecer iniciativas inspiradoras que podem ajudar a explicar essa mudança de paradigma tão necessária.
Elena Salcedo usa o ciclo de vida do produto como fio condutor ao longo de toda a obra para apresentar uma introdução rigorosa e acessível à questão da sustentabilidade na indústria da moda.
Além disso, a autora oferece uma revisão ampla e prática das distintas opções disponíveis no que se refere a materiais, processos de manufatura, sistemas de logística, distribuição e gestão do fim de vida útil do produto para aqueles que querem apostar na sustentabilidade dentro do sistema da moda.
O leitor tem em mãos um guia prático e completo, repleto de conceitos, recursos, personagens e iniciativas estimulantes, que convidam a abraçar a mudança em direção a uma moda com sentido. Traz, também, prefácio de Sybilla, designer comprometida há anos com a moda sustentável.
A autora
Elena Salcedo, bacharel e mestre em Direção e Administração de Empresas pela Esade, é professora do departamento de marketing do Istituto Europeo di Design (IED) de Barcelona e coordenadora do curso de especialização em “Moda ética e sustentável” na mesma instituição.
Além de se dedicar à docência, trabalha com pesquisa, consultoria e promoção da moda ética por meio da plataforma BeCo becoolbeconscious. Entre seus temas de interesse estão a moda ética, o comportamento do consumidor, o marketing de moda, a transição em direção à sustentabilidade e as técnicas de facilitação gráfica e inteligência coletiva.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!