CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

"É a liderança quem dita o tom das organizações", afirma presidente do Sebrae

foto autor

03/06/2014 às 11:05 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:55 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

barreto-ecod-final.jpg
Luiz Barreto, presidente do Sebrae, afirma que a sustentabilidade é uma "tendência irreversível"
Foto: Sebrae

Melhorar o relacionamento entre empresa e meio ambiente é fator imprescindível para o desenvolvimento sustentável. Empresas conscientes reforçam a importância de práticas de gestão para a sustentabilidade, ampliando seu valor e deixando um legado positivo para consumidores e sociedade.

Ao inaugurar a Semana do Meio Ambiente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Luiz Barretto, presidente do Sebrae, fala sobre a importância da gestão e liderança para a sustentabilidade nos pequenos negócios.

O mercado tem exercido maior pressão por gestão para a sustentabilidade nas grandes empresas. Este movimento é percebido também nos pequenos negócios?
O mercado está cada vez mais atento para a questão da sustentabilidade. Isso implica em um novo comportamento empresarial para as empresas de todos os portes. O interesse do consumidor por produtos e serviços decorrentes de práticas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas cresce a cada dia em todo o mundo. Essa tendência é irreversível e os donos de pequenos negócios tem que fazer parte dessa nova agenda.

Quando falamos em sustentabilidade corporativa, destacamos a necessidade de inserção deste conceito na estratégia das empresas. As micro e pequenas empresas estão preparadas para esta realidade?
As ações sustentáveis ainda são pontuais e focadas na otimização dos processos. Entender a sustentabilidade de forma transversal e como estratégia de negócio é um movimento crescente, e os pequenos negócios já percebem a necessidade de se prepararem para isso, até porque o mercado está muito competitivo. Sob esse aspecto, o micro e pequeno empresário pode contar com o apoio do Sebrae. São disponibilizadas soluções e projetos com o objetivo de estimular a gestão para a sustentabilidade e conduzir a práticas mais responsáveis. Além disso, o empresário também pode encontrar publicações, cartilhas, vídeos, infográficos e outros conteúdos específicos sobre o tema no site do Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Qual o papel do líder neste processo?
É a liderança quem dita o tom das organizações. Se a empresa entende a sustentabilidade como cultura organizacional, por mais que haja resistência dos colaboradores, a mudança ocorre. Por exemplo, se a empresa aderir ao Programa de Eficiência Energética, mas o líder não estiver com o discurso afinado junto aos seus funcionários, não haverá credibilidade por parte da equipe e os resultados não serão alcançados.

Outra iniciativa importante é integrar a empresa à comunidade. Compras de fornecedores próximos, ofertas de emprego aos bairros adjacentes e atividades de educação ambiental são exemplos de ações que podem ser desenvolvidas neste sentido.

Qual a importância do conceito de ecoeficiência na gestão dos pequenos negócios? Podemos encarar como uma oportunidade para alavancar seu desempenho econômico?
As empresas geram resultados quanto à redução de custos com a implementação de boas práticas, incorporando a ecoeficiência na gestão. Com isso, as mudanças serão percebidas não apenas na redução de custos, mas na melhoria da imagem, na adequação de requisitos, oportunizando acesso a novos mercados, concorrências e licitações e ainda facilitando o acesso ao crédito.

Neste contexto, sustentabilidade implica necessariamente em adotar novos modelos de negócios?
Vai além de adotar novos modelos de negócios: estamos falando de seu incremento, com melhorias e inovação. Não podemos esperar resultados diferentes fazendo da mesma maneira. É claro que não se pode querer mudar tudo da noite para o dia, a mudança tem de ser feita gradativamente. E é justamente esse o papel que o Sebrae exerce junto aos pequenos negócios. A instituição ajuda a planejar essas melhorias, busca alternativas, prioriza ações, dentre outras medidas. Enfim, é um processo de mudança que resulta em novos modelos de negócios.

Como aliar crescimento econômico com preservação ambiental?
Os empresários têm percebido que a sustentabilidade significa investimento e não, custo para a empresa. Notamos que as micro e pequenas empresas apostam em medidas mais sustentáveis como ferramentas de redução de gastos com energia, água e insumos, tratamento de resíduos e de efluentes, educação ambiental, efeito de gás estufa por meio do controle da emissão de gases poluentes, melhoria da cobertura vegetal, manejo, entre outros.
Outra iniciativa importante é integrar a empresa à comunidade. Compras de fornecedores próximos, ofertas de emprego aos bairros adjacentes e atividades de educação ambiental são exemplos de ações que podem ser desenvolvidas neste sentido. Vale ressaltar que 70% dos pequenos negócios estão localizados no interior do País, e este contexto representa uma oportunidade imensurável para que poderes públicos desenvolvam políticas de incentivo e fomento, grandes empresas integrem os pequenos negócios em seu encadeamento produtivo e as micro e pequenas empresas possam encontrar territórios de desenvolvimento mais favoráveis.

Como o Sebrae tem atendido empresários que desejam inserir a sustentabilidade em sua estratégia de negócios?
O Sebrae tem trabalhado para sensibilizar, capacitar e apoiar os empresários na implementação de boas práticas sustentáveis. O próximo passo será oferecer consultorias subsidiadas pelo Sebraetec, programa que leva soluções de tecnologia e inovação aos pequenos negócios como diferencial competitivo. A consultoria prevê subsídios de até 80% do investimento da empresa e acompanhamento de um consultor especializado para assegurar melhores resultados.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade