icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

E se a sua caminhada gerasse carga para carregar o iPhone ou o celular?

A startup norte-americana SolePower criou um dispositivo para calçados que permite as pessoas gerarem energia ao caminharem. Quando a pessoa pisa com o calcanhar, um mecanismo absorve a força e a utiliza para girar um pequeno gerador eletromagnético. Dessa forma é gerada a energia para ser armazenada em uma bateria que fica presa ao tornozelo. Desafio agora é tornar a novidade viável economicamente.

foto autor

19/08/2013 às 17:15 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:03 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Você sabia que uma caminhada entre cinco e 10 quilômetros pode gerar uma carga para carregar um iPhone? A afirmação é da startup SolePower, da Pensilvânia (EUA), que criou um dispositivo para calçados que permite que as pessoas gerem energia ao caminharem, capaz de carregar também outros aparelhos, como celulares.

“Nosso sistema é embutido na palmilha, exatamente na região onde fica o calcanhar”, explicou o fundador da empresa, Matthew Stanton, ao site fastcoexist.com. Segundo ele, quando a pessoa pisa com o calcanhar, um dispositivo absorve a força e a utiliza para girar um pequeno gerador eletromagnético. Dessa forma é gerada a energia para ser armazenada em uma bateria que fica presa ao tornozelo.

Para ser viabilizado em escala comercial, o empreendimento procurava por investimentos na faixa dos 50 mil dólares, por meio do site de financiamento coletivo Kickstarter, mas arrecadou mais do que estipulava a meta: US$ 60,184.

Além de encontrar quem aposte no desenvolvimento do negócio, Stanton ressalta que um desafio é tornar o produto acessível. “Sabemos que mais de 30 dólares não é razoável”, conta o empreendedor. “Estamos confiantes de que podemos chegar a um preço que seja prático para as pessoas e adequado para nós.”

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade