Um copo "plantável", feito com sementes nativas da Califórnia e que permite ao usuário mergulhá-lo na água por cinco minutos, enterrando-o em seguida sobre a terra. O produto inovador criado pela empresa norte-americana Reduce. Reuse. Grow pretende ser uma alternativa sustentável ao uso dos copinhos plásticos, material que só nos Estados Unidos representa o descarte de 400 milhões de unidades a cada dia.
Caso o consumidor não queira ter o trabalho de "plantar" o copo após o uso e jogue-o fora, ele se torna um elemento de compostagem, evoluindo para material natural em 180 dias, ou seja, viram ingredientes para outras plantas.
Em média, um copo comum produz 35 gramas de CO2 que são lançadas na atmosfera, com duração de mais de cinco anos. Já o copo plantável faz crescer pelo menos uma árvore, que irá armazenar uma tonelada de CO2 em mais de 40 anos.
Projeto viável
As sementes implantadas no produto são de flores, plantas desérticas ou pinheiros. O projeto está sendo viabilizado no site de financiamento coletivo Kickstarter, onde os responsáveis já atingiram o objetivo final de arrecadar US$ 10 mil, mesmo há dez dias do prazo final.
A ideia parece excelente. Será que as cafeterias e consumidores de todo o mundo irão aderir?
Assista ao vídeo sobre o copo plantável:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!