As embalagens biodegradáveis em contato com o solo podem ser decompostas em semanas/Foto:Envase
As tradicionais embalagens plásticas utilizadas em todo o mundo são produzidas a partir de resinas derivadas de fontes fósseis, isto é, não renováveis e com um tempo de degradação muito longo, podendo prejudicar o meio ambiente quando descartadas de maneira incorreta. Por essa razão cresce o conceito das embalagens biodegradáveis que, em contato com o solo, podem ser decompostas em semanas, em detrimento dos quatro séculos que o plástico comum, a base de polietileno, leva para se decompor no ambiente.
As embalagens biodegradáveis são muito utilizadas em embalagens de alimentos/Foto:TIPA
O que significa plástico biodegradável? É o plástico que pode ser degradado por micro-organismos (bactérias ou fungos) na água, dióxido de carbono (CO2) e algum material biológico. As embalagens biodegradáveis geralmente são compostas de matérias-primas naturais de fontes renováveis, como o amido de milho.
As embalagens biodegradáveis são também utilizadas na agricultura/Foto:UEL
Por que o plástico biodegradável é bom?
O plástico em si tem valor pela sua capacidade de criar produtos resistentes e duráveis (por exemplo na embalagem de produtos alimentares, no transporte e construção civil). A biodegradabilidade deve, pois, ser encarada como uma funcionalidade adicional, quando a sua aplicação exige uma forma barata de destruição do produto, depois de ter cumprido a sua função (por exemplo, para embalagem e proteção de alimentos e para os manter frescos). Exemplos de produtos biodegradáveis úteis são:
- Embalagem de alimentos – embalagem que pode ser decomposta conjuntamente com o seu conteúdo, quando o produto termina a data de validade ou se deteriora. Ou pode ser consumida junto com o produto, as chamadas embalagens comestíveis;
- Agricultura – lâminas de plástico que podem ser misturadas na terra com o composto e as sementes;
- Medicina – suturas absorvíveis; pequenos dispositivos contendo medicamentos, que se desfazem no interior do corpo.
Lado Negativo
- A possibilidade de ocorrer degradação prematura (principalmente no caso de materiais foto-degradáveis) o que pode resultar em diminuição da performance da embalagem.
- A hipótese de no momento da triagem as embalagens degradáveis não serem corretamente separadas e serem incluídas nos resíduos para reciclagem, o que irá por em risco a qualidade dos reciclados vindos da compostagem.
- Certos pontos relacionados com a eficiência da degradação e aos produtos formados como resultado da degradação dos materiais.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!