iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

EcoD Básico: Pacto Global das Nações Unidas

foto autor

17/09/2014 às 15:52 • Atualizada em 30/08/2022 às 22:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O que é?

Presente em 145 países com mais de 12 mil participantes, o Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa voluntária do mundo para a responsabilidade corporativa. Com escritório central em Nova York, nos Estados Unidos, seu principal objetivo é mobilizar a comunidade empresarial para a adoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Os signatários do Pacto Global têm acesso direto à experiência e ao conhecimento das Nações Unidas em questões de sustentabilidade, com voz ativa na construção da Agenda de Desenvolvimento da ONU em parceria com governos e sociedade civil. Anualmente, os participantes se comprometem em publicar um relatório sobre os progressos realizados na implementação dos Dez Princípios, contribuindo com a transparência, o diálogo e a aprendizagem global sobre o tema.

As oportunidades de engajamento incluem ações no nível local e internacional.

Fundada em 2003, a Rede Brasileira do Pacto Global representa hoje a quinta maior rede local, com mais de 600 signatários. Atuando em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está sob a gestão de um comitê com 39 organizações de referência em sustentabilidade e empresas líderes em setores estratégicos para a economia brasileira.

Oportunidades de ação e aprendizado

As oportunidades de engajamento incluem ações no nível local e internacional. Entre elas, destacam-se os dez Grupos Temáticos da Rede Brasileira do Pacto Global, que permitem uma construção prática e colaborativa para uma cultura de sustentabilidade dentro das organizações. Os GTs desenvolvem ações em áreas como Anticorrupção, Educação, Água e Saneamento, Direitos Humanos e Trabalho, Alimentos e Agricultura.

Da mesma forma, os signatários são convidados a integrar diversas plataformas e programas de capacitação já consolidados internacionalmente. Entre elas, destacam-se o site Business Partnership Hub, plataforma interativa que favorece o desenvolvimento de parcerias de sustentabilidade em apoio aos objetivos da ONU. Há ainda programas focados em temas estratégicos, como o CEO Water Mandate, o Children’s Rights and Business Principles, o Women’s Empowerment Principles e o LEAD Board Programme.

O suporte diário aos signatários no País está a cargo da Secretaria Executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, que funciona no Escritório Compartilhado da ONU em São Paulo.

Os Dez Princípios

O Pacto Global advoga Dez Princípios derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. São eles:

1. Respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente na sua área de influência; 2. Assegurar a não participação da empresa em violações dos direitos humanos; 3. Apoiar a liberdade de associação e reconhecer o direito à negociação coletiva; 4. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; 5. Erradicar efetivamente todas as formas de trabalho infantil da sua cadeia produtiva; 6. Estimular práticas que eliminem qualquer tipo de discriminação no emprego; 7. Assumir uma abordagem preventiva, responsável e proativa para os desafios ambientais; 8. Desenvolver iniciativas e práticas para promover e disseminar a responsabilidade socioambiental 9. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente responsáveis; 10. Combater a corrupção em todas as suas formas, incluindo extorsão e suborno.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade