Será que é possível zerar o lixo que produzimos diariamente em nossa casa, escritório, comércio ou fábrica? Nós, do EcoD, reconhecemos que ainda não, mas acreditamos ser possível reduzir (e muito) a quantidade desses resíduos que vão direto para os aterros sanitários ou lixões de nossa cidade.
Esse é o objetivo da campanha Lixo Zero. Queremos, junto com você, identificar as melhores práticas e divulgar, para o maior número de pessoas possíveis, soluções viáveis e fáceis de como dar um novo destino aos resíduos que descartamos.
Afinal de contas, “lixo” é tudo aquilo que criamos ao jogar nossos dejetos fora sem cuidado ou consciência. Vivemos em um planeta cíclico, que reaproveita tudo que produz e onde nada “sobra”. Ainda assim, agimos como se nosso lixo desaparecesse toda que vez que o jogamos na lixeira.
Para agravar a situação, o volume de lixo produzido no planeta, especialmente nos centros urbanos, não para de crescer. Estatísticas do Banco Mundial estimam que o volume de resíduos gerados nas cidades deve aumentar de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas em 2025.
No especial Lixo Zero queremos que você entenda porque o descarte de resíduos ainda é um desafio no Brasil e no mundo, quais são os impactos que isso causa no planeta, as limitações da população frente à falta de iniciativas efetivas dos governantes e empresários, a relação com os catadores e quais as ações que a população pode tomar para pressionar por soluções.
Dividido em sete áreas, o canal traz soluções para os materiais mais comuns em nosso dia a dia:
Em cada um deles, você terá acesso a notícias, entrevistas com especialistas e pessoas que fazem a diferença, reportagens especiais, guias e dicas de como descartar cada um desses materiais, vídeos, biblioteca, cartazes e material para download.
Não perca tempo! Visite agora o canal Lixo Zero e descubra como você pode fazer parte dessa revolução.
- Acesse o Canal Especial Lixo Zero -
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!