CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Ecologização pode aumentar a segurança no emprego, afirma relatório

Documento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) analisa diferentes "indústrias verdes" a partir de uma perspectiva de segurança e saúde na prática trabalhista (SST) e constata que, embora melhorem o ambiente, revitalizem a economia e criem oportunidades de emprego, os trabalhos verdes também podem apresentar riscos para os profissionais. O setor de gestão de desperdícios, que possui trabalhadores que pertencem à economia informal, é um exemplo estudado.

foto autor

27/04/2012 às 16:30 • Atualizada em 14/09/2022 às 2:02 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

aterro
Medidas básicas e de baixo custo podem ser tomadas para melhorar a situação/Foto: Felipe_Borges

Apesar da ecologização da economia não garantir trabalhos mais seguros, ela oferece a oportunidade de aumentar a saúde e a segurança no emprego. A conclusão faz parte de um relatório divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) na quarta-feira, 25 de abril. Intitulado “Promover a segurança e a saúde em uma economia verde”, o estudo recomenda a identificação dos riscos profissionais já na fase de concepção dos projetos de empregos verdes.

O relatório analisa diferentes “indústrias verdes” a partir de uma perspectiva de segurança e saúde no trabalho (SST) e constata que, embora melhorem o ambiente, revitalizem a economia e criem oportunidades de emprego, os trabalhos verdes também podem apresentar riscos para os profissionais.

O setor de gestão de desperdícios, por exemplo, possui trabalhadores que pertencem à economia informal. A frequência da prática trabalhista pode dar prejuízo à saúde dos profissionais e de suas comunidades. “Para que a coleta de lixo se converta em trabalho decente é necessário que as pessoas que se dedicam a esta atividade tenham a capacidade de se organizar e trabalhar em um ambiente mais favorável. Além disso, as crianças não deveriam estar autorizadas a entrar nos aterros de lixo”, afirma o documento.

Segundo o estudo, para melhorar a essa situação, medidas básicas e de baixo custo podem ser tomadas, como a instalação de equipamentos de qualidade; aterros mais organizados; obtenção de materiais de proteção; instalações para o asseio e a higiene; e formação e medidas básicas sobre segurança e saúde, particularmente quando se manipulam resíduos perigosos.

“A transição em direção a uma economia verde supõe o estabelecimento de normas mais estritas de proteção do meio ambiente e, ao mesmo tempo, a integração da segurança e da saúde dos trabalhadores como uma parte essencial desta estratégia. A ‘ecologização’ da economia constitui uma plataforma ideal para a implementação de métodos dirigidos a proteger os trabalhadores, o meio ambiente e as comunidades”, explicou o diretor do programa de segurança e saúde no trabalho e meio ambiente da OIT (Safework), Seiji Machida.

“Somente assim contribuiremos para obter um resultado ecologicamente sustentável e socialmente inclusivo. Somente assim conseguiremos trabalho seguro, saudável e decente em uma economia verde”, completou Machida.

A OIT acrescenta que o conceito de empregos verdes se refere a trabalhos que protejam a biodiversidade. Assim como atividades que desempenham um papel central na “ecologização” setorial, que engloba a mineração, a agricultura, a indústria e os serviços.

- Conheça o estudo, na íntegra -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade