
Complexo industrial da Ford em Camaçari
Foto: Divulgação
As grandes empresas costumam causar impactos socioambientais nas regiões onde estão instaladas. Para minimizá-los, uma alternativa são os projetos de responsabilidade social, que quando bem aplicados (sem Greenwashing) trazem benefícios ao meio ambiente e às comunidades do entorno dessas companhias, que por sua vez oferecem contrapartidas em relação as atividades que executam.
Nesse sentido a Ford anunciou na terceira semana de janeiro duas novas iniciativas sociais na Bahia: a distribuição de 10 mil mochilas ambientalmente corretas com kits de caderno e lápis; e a realização de um projeto de educação ambiental. As ações em desenvolvimento são voltadas para estudantes de escolas municipais de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (onde a multinacional tem fábrica), e integram o programa de responsabilidade social da montadora.
Além do estímulo à educação, os projetos têm uma proposta socioambiental. As mochilas serão confeccionadas pela organização não governamental Projeto Axé, a partir de fardamento industrial reutilizado após descaracterização e higienização. As estampas são criadas por jovens da entidade, sob a supervisão da designer Luciana Galeão. Dez mães de jovens assistidos pela ONG ganham capacitação em oficinas de corte e costura para participarem do processo de produção.
A ação prevê ainda realização de workshops sobre customização para estudantes em dez escolas públicas de Camaçari, no primeiro semestre deste ano. “Além de fornecermos as mochilas com material sustentável, queremos contribuir com capacitação por meio das oficinas. Todos os envolvidos terão uma grande oportunidade de aprendizado”, afirmou Adriane Rocha, gerente de Comunicação Institucional da Ford.
Centro de educação
A montadora também criou um Centro de Educação Ambiental em uma área vizinha à fábrica de Camaçari. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os alunos das questões ambientais de forma lúdica e prática, a fim de contribuir para que eles tenham uma atitude ecológica mais consciente.

Odontomóvel oferece atendimento odontológico gratuito nas escolas de Camaçari
Foto: Odonto Magazine
O projeto conta com o apoio da Secretaria de Educação do município para o agendamento das escolas interessadas em participar das atividades.
Ações Sociais
Além das iniciativas anunciadas, a Ford mantém o Odontomóvel, projeto que oferece atendimento odontológico gratuito nas escolas de Camaçari, por meio de uma van adaptada com um consultório. A unidade acumula um resultado de mais de 9 mil ações individuais e coletivas realizadas, incluindo escovações e aplicação de flúor, 4 mil procedimentos clínicos e 1,3 mil tratamentos concluídos.
A montadora ainda estimula o voluntariado, apoiando o Comitê de Cidadania formado pelos empregados do Complexo Ford. O Comitê realiza diversas campanhas em benefício de instituições sociais da região. Com todos os projetos caminhando juntos, a multinacional espera atingir um número maior de estudantes beneficiados no município de Camaçari, além de contribuir para a educação e saúde bucal das crianças e jovens da região. “Responsabilidade social é uma grande bandeira da Ford e as ações são prova de nosso comprometimento com as comunidades onde estamos presentes”, ressaltou Adriane Rocha.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

