O total de gelo presente no oeste do continente pode aumentar o nível do mar em 3,3 metros, caso derreta
Foto: .v1ctor.
Um estudo publicado na revista científica Nature Geoscience na terceira semana de dezembro apontou que a temperatura do oeste da Antártida aumentou 2,4°C desde a década de 1950 - um dos crescimentos mais acelerados do planeta e três vezes mais rápido que a média global.
Em nota publicada pela Universidade Ohio State, o professor de geografia David Bromwich, responsável pelo estudo, afirmou que "a porção ocidental da camada de gelo está sofrendo quase o dobro do aquecimento estimado antes". É válido ressaltar que o total de gelo presente no oeste do continente pode aumentar o nível do mar em 3,3 metros, caso derreta.
De acordo com a universidade, o aquecimento aumenta a preocupação sobre a contribuição futura da Antártida no aumento do nível do mar. A situação reforça a informação veiculada pelo EcoD no início de dezembro, que abordou a questão do degelo na Antártida e na Groenlândia. Os dois locais perderam quatro trilhões de toneladas de gelo nas duas últimas décadas devido ao derretimento acelerado.
De acordo com o Painel Intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o nível do mar aumentará entre 18 e 59 cm neste século ou até mais, caso a situação piore. No último século, os oceanos avançaram cerca de 20 cm.
Com informações da Folha de São Paulo.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!