CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Empresário brasileiro está entre os "Campeões da Terra 2012"

Fábio Barbosa foi premiado na categoria Visão Empresarial, por sua contribuição de mais de 10 anos na integração entre práticas sociais e ambientais conscientes na gestão de empresas e bancos, como o Real/ABN Amro Bank, e como presidente da Febraban. Outras cinco personalidades foram agraciadas. Lançado em 2005, o prêmio "Campeões da Terra" já havia reconhecido 51 indivíduos e organizações por sua liderança em questões ambientais.

foto autor

05/06/2012 às 10:25 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

campe?s da terra 2012
O brasileiro Fábio Barbosa é o segundo da esquerda para direita/Imagem: Divulgação

Um brasileiro está entre as seis personalidades vencedoras do prêmio Campeões da Terra 2012, anunciadas na segunda-feira, 4 de junho, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O empresário Fábio Barbosa, atual diretor-executivo do grupo Abril S.A., foi premiado na categoria Visão Empresarial, por sua contribuição de mais de 10 anos na integração entre práticas sociais e ambientais conscientes na gestão de empresas e bancos, como o Real/ABN Amro Bank , e como presidente da Febraban.

“Ainda existe um preconceito. Muitas vezes se acha que, ou se fortalece a economia e a produção agrícola, ou se leva em consideração o impacto ambiental. O tempo tem mostrado que estas questões não são excludentes. Podemos considerar a questão econômica e cuidar da questão ambiental com harmonia. Demonstramos que, com atitudes e bom senso, é possível compatibilizar os dois pontos e todos saem ganhando”, destacou Fábio Barbosa na premiação.

Além do brasileiro, os outros premiados desta edição do Campeões da Terra foram: o presidente da Mongólia, Tsakhia Elbegdorj (na categoria Liderança Política), o sultão dos Emirados Árabes Unidos, Ahmed Al Jaber (na categoria Visão Empresarial), o empresário suíço, Bertrand Piccard (categoria Inspiração e Visão), o cientista holandês, Sander Van der Leeuw (categoria Ciência e Inovação) e o líder comunitário queniano da etnia Massai, Samson Parashina (categoria especial – Iniciativas de Raízes).

Liderança para o Desenvolvimento Sustentável

Durante a premiação, o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, resumiu a importância dos líderes que promovem o desenvolvimento sustentável. “Hoje celebramos a coragem, a liderança, a inovação, o espírito de mobilizar as comunidades em busca do desenvolvimento sustentável. Nossa capacidade de mudar o mundo passa pelas ações de líderes que sabem como lidar e superar as dificuldades”.

Para Fábio Barbosa este reconhecimento mostrou que o caminho que está percorrendo é o melhor e mais correto. “Muitas organizações estão adotando esta pauta [do desenvolvimento sustentável] e acredito que este prêmio dá mais visibilidade às pessoas que estão investindo nesta ideia”.

Lançado em 2005, o Campeões da Terra já havia reconhecido 51 indivíduos e organizações por sua liderança em questões ambientais. Entre os premiados de edições anteriores do prêmio estão o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Al Gore; o Presidente do México, Felipe Calderón; a atriz e ativista chinesa, Zhou Xun; e a lenda global da música, Angélique Kidjo.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade