Empresas pedem um acordo com cobrança sobre carbono
Foto: Pnuma
Presidentes de 78 grandes empresas pediram recentemente a líderes mundiais que incluam uma cobrança para emissões de carbono no acordo climático global que deve ser assinado durante a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP21).
O encontro em Paris começa na segunda-feira, 30 de novembro. O grupo, que foi organizado pelo Fórum Econômico Mundial e tem um volume de negócios conjunto de US$ 2,1 trilhões por ano, escreveu uma carta aberta aos chefes de Estado.
O grupo inclui empresas como Siemens, HSBC, Accenture, BT Group, Dow Chemical, PepsiCo, Nestlé, Unilever e PwC. As empresas pedem um acordo ambicioso que encoraje o crescimento econômico e crie empregos.
Na carta, os empresários afirmam "acreditar que políticas climáticas eficazes devem incluir preços implícitos ou explícitos sobre carbono obtido por meio de mecanismos do mercado ou medidas legislativas coerentes, de acordo com preferência nacionais".
Histórico
Para os presidentes das empresas, a cobrança sobre carbono levaria a investimentos de baixo carbono e a transformação dos padrões atuais de emissões em uma escala significativa".
Os líderes empresariais também explicam como estão adotando ações voluntárias para reduzir suas emissões e "pegadas" de carbono.
Os 193 Estados-membros da ONU se reúnem na capital francesa a partir da próxima segunda-feira para tentar chegar a um acordo climático histórico.
O objetivo é cortar as emissões de gases que causam o efeito estufa e manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2ºC.
(Por Laura Gelbert, da Rádio ONU)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!