Depois de anos de negociações, os líderes mundiais adotaram em dezembro de 2015, na capital francesa, o texto do Acordo de Paris. O documento indica medidas de combate à mudança climática, incluindo o compromisso das nações reduzirem as emissões de gases de efeito estufa e, assim, evitar que a temperatura média global suba mais do que 2º Celsius.
Mas para entrar em vigor, primeiro o acordo precisa ser firmado. O documento estará aberto para assinaturas, durante o prazo de um ano, a partir desta sexta-feira, 22 de abril, quando é celebrado o Dia da Terra, até abril de 2017.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, decidiu convidar os líderes mundiais para uma cerimônia oficial na sexta-feira, na sede em Nova York. E o resultado surpreendeu até mesmo a organização: 162 países já confirmaram que irão assinar o Acordo de Paris logo no primeiro dia.
A vice-diretora da agência da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), explicou, em entrevista à Rádio ONU, porque o acordo é tão importante. Em Nova York, Maria Helena Semedo projetou que a atitude dará frutos em longo prazo.
Empenho mundial
"Isso vai permitir que nós possamos viver em um planeta em que todos possam ter uma vida digna e possamos proteger o nosso ambiente. Para nós, FAO, é muito importante. A agricultura não está no acordo, mas faz-se referência à segurança alimentar. Daí a presença da FAO e nós saudamos a assinatura desse acordo. Sobretudo porquê vai haver um número muito grande de chefes de Estado que vão aqui estar, mostrando que há um empenho em realmente reduzir a contribuição para o aquecimento global do planeta."
Depois da assinatura, o documento será enviado para os Congressos e Parlamentos dos Estados-membros. O acordo só entrará em vigor 30 dias após ser ratificado por, pelo menos, 55 países, que juntos, emitem 55% das emissões globais de gases.
Maiores emissores
China e Estados Unidos, os dois maiores emissores do mundo, confirmaram que participarão da cerimônia de 22 de abril. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também estará presente.
A sessão de assinaturas será na Assembleia Geral, mas vários eventos paralelos serão realizados ao longo do dia, com foco no financiamento das ações em prol do clima e no desenvolvimento sustentável.
(Por Leda Letra, da Rádio ONU)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!