A célula foi lançada em setembro
Foto: Divulgação
Cientistas franco-alemães lançaram na quarta-feira, 25 de setembro, células solares com eficiência energética de 44,7%, número superior a das células solares fotovoltaicas convencionais (33,7%), baseadas em silício, informou o site Inhabitat.
A equipe responsável pela inovação é composta com cientistas do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar, Soitec, CEA-Leti e o Centro Helmholtz. Segundo os pesquisadores, a inovação é a mais eficiente do mundo.
A Soitec pretende atingir a meta de 50% de eficiência energética até 2015. Esse trabalho iniciou há cerca de três anos e apresenta constante evolução. Em maio, a organização apresentou um célula com eficiência de 43,6%, antes de atingir o registro mais recente.
Ainda de acordo com Soitec, as chamadas "células solares em junções múltiplas III-V" foram originalmente desenvolvidas para uso no espaço, mas também podem ser utilizadas em sistemas fotovoltaicos concentradores (FCPs)" - tecnologia que atinge mais do que o dobro da eficiência de usinas fotovoltaicas convencionais, segundo o Soitec.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!