Para utilizar basta listar os alimentos disponíveis e onde eles estão localizados
Foto: reprodução
Houve uma época em que a principal moeda para o comércio era o escambo, a pura e simples troca, para adquirir alimentos ou algum produto desejado. Séculos se passaram e essa prática foi substituída pelo dinheiro e seus derivados. No entanto, mesmo na atualidade, é possível encontrar iniciativas que promovem e incentivam a troca. Mas, dessa vez, a tecnologia é o canal de encontro e a ideia é evitar que o excesso vá parar no lixo.
Um exemplo está no site alemão “foodsharing.de”, que visa combater a estatística de que quase metade de todos os alimentos produzidos no mundo são desperdiçados. A plataforma não só retira a comida que ia acabar parando no aterro, como também ajuda a quem precisa.
Segundo os criadores, a utilização é fácil e gratuita. Basta listar os alimentos disponíveis e onde eles estão localizados. O site já está sendo utilizado em toda a Alemanha. Os usuários podem acessar um mapa e descobrir que tipo de alimento está disponível no próprio bairro.
Atualmente os alimentos disponíveis variam de peito de pato congelado, até cappuccinos, compotas e repolho roxo.
Para os interessados em alimentos específicos, o foodsharing.de também oferece uma opção de busca, para facilitar o processo. E para quem deseja oferecer um produto, não há regras para a quantidade de mantimentos a serem partilhados.
Os criadores afirmam que a ideia é um sucesso. Já foram negociados até o momento 10 mil quilos de alimentos.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!