Os carros que possuem a tecnologia V2G trocam, constantemente, energia com a rede elétrica quando estacionadosFoto: Nicole Suto
De olho na redução de despesas em paralelo ao cumprimento de metas de eficiência energética, o departamento de Defesa norte-americano anunciou o investimento de US$ 20 milhões em uma frota de 500 veículos elétricos e sua infraestrutura.
Os carros que possuem a tecnologia V2G trocam, constantemente, energia com a rede elétrica quando estacionados. Isso significa que, se necessário, um veículo elétrico poderia proporcionar temporariamente back-up de energia para a rede. Assim, à noite, quando os veículos geralmente estão estacionados, a frota governamental poderá fornecer energia para as residências.
O Pentágono prevê que a receita gerada pela prestação destes serviços vai rapidamente compensar o preço mais elevado de veículos elétricos, que muitas vezes custam o dobro do que os seus homólogos com motor de combustão.
Tecnologia
O maior objetivo do projeto do pentágono é demonstrar a viabilidade da tecnologia veicular no mundo real. Uma das vantagens de V2G é que a alimentação de reserva proporcionada poderia ajudar a corrigir os desequilíbrios da rede de energia elétrica e dar apoio as redes de energia renovável, como eólica e solar.
Foto: reprodução
Mas, como o conceito de V2G é novo, ele ainda suscita questionamentos dos especialistas. O que acontece, por exemplo, se alguém precisa conduzir um veículo cuja bateria acabou de ser usado para energia à rede?
Outra desvantagem potencial para a tecnologia é o V2G efeito poderia ter sobre a vida da bateria. Segundo a Scientific American, "colocar a energia de volta para a rede, em vez de apenas um modo de carregamento da bateria, resulta em mais ciclos de carga-descarga, o que pode encurtar a vida útil da bateria".
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!