Foto: Max Haack/Agecom
Os usuários do transporte coletivo de Salvador passarão a ter acesso ao sistema de compartilhamento de bicicletas da cidade, por meio do Salvador Card, a partir de quinta-feira, 2 de outubro. A iniciativa do Movimento Salvador Vai de Bike em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Salvador (SETPS) tem o objetivo de ampliar as condições de mobilidade na capital baiana.
Para quem já é cadastrado ao Bike Salvador e deseja, a partir de agora, acessar as bicicletas através de seu cartão de transporte Salvador Card, o procedimento é simples. Basta entrar no site do Bike Salvador e vincular o número do Salvador Card ao seu cadastro, clicando na aba “Credenciamento”. Em seguida é só inserir o número que aparece no verso de cartão de transporte e a associação estará completa.
Como é possível a aquisição de até cinco passes anuais em um único cadastro, é importante esclarecer que, caso o usuário possua mais de um passe registrado no Bike Salvador será preciso escolher apenas um deles para realizar a vinculação.
Veja o exemplo abaixo:
Para garantir o uso do SalvadorCard nas estações de bicicleta, o usuário deve assegurar-se de que ambos os cadastros estão válidos e ativos.
O procedimento também é simples para àqueles que ainda não têm Bike Salvador: a partir de agora, ao se cadastrarem, já é possível visualizar no site do programa a opção de inserir o número do SalvadorCard ao se inscreverem.
O secretário do Escritório de Projetos Especiais da Prefeitura e Coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, ressalta que essa iniciativa contribui para popularizar e democratizar ainda mais o acesso ao sistema de bicicletas compartilhadas, pois com o Salvador Card o usuário não precisa realizar uma ligação telefônica ou utilizar o aplicativo do smartphone nas estações para a retirada das bicicletas.
Modais integrados
Todas as categorias do SalvadorCard – empresa, estudante, avulso e gratuitos -, serão aceitas. No caso específico dos cartões avulsos, para que funcionem no Bike Salvador, precisam ter sido utilizados ao menos uma vez no sistema de transporte público coletivo.
Para o Superintendente do SETPS, Horácio Brasil, a integração dos modais oferece praticidade para o usuário, uma vez que com apenas um cartão a pessoa tem acesso a dois modais diferentes e completares de transporte urbano.
Um aviso importante: em caso de roubo do SalvadorCard, o usuário deverá cancelar o seu cartão de transporte e comunicar imediatamente ao Bike Salvador, através de um dos canais de comunicação disponíveis para contato, para que o serviço de integração seja suspenso.
Como usar
Para utilizar o Salvador Card na estação, primeiro encoste o Salvador Card cadastrado no leitor. Aguarde o número da bicicleta a ser liberada. Apresente o cartão novamente e puxe a bike quando a luz verde estiver acesa. Veja como é o fluxo:
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!