Governador de Pernambuco no centro da foto, ao lado de do governador da Bahia e o de Santa Catarina, durante o seminário Desastres Naturais, em maio/Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Os projetos "Todos por Pernambuco" e "Chapéu de Palha", ambos criados pelo governo de Pernambuco, foram premiados pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU na segunda-feira, 25 de junho. A cerimônia, na Assembleia Geral, marca o Dia do Serviço Público das Nações Unidas.
A série de seminários "Todos por Pernambuco", que desenvolveu estratégias de governo com o auxílio dos cidadãos a partir de ações baseadas nas necessidades da população, com foco em cultura, educação e saúde, ficou em primeiro lugar entre os países da América Latina na categoria Participação pública.
O projeto efetuou melhorias nos segmentos da educação, saúde, segurança pública, recursos hídricos e saneamento, habitabilidade, mobilidade, cultura, ciência e tecnologia, economia, cidadania, emprego, valorização do servidor e otimização das receitas e despesas do estado e atração de empreendimentos estruturadores.
Segundo governador do estado, Eduardo Campos, a população o ajuda governar. "Uma alegria enorme vermos o serviço público de Pernambuco sendo reconhecido. Ser reconhecido pela ONU por ter um governo que tem um projeto de planejamento com a participação popular é algo muito importante e estratégico para que esse fundamento fique para as políticas do Estado, não seja uma ação só de governo. Esse compromisso de deixar a população não só eleger, mas ajudar a governar", afirma à Rádio ONU.
A iniciativa "Chapéu de Palha", da Secretaria da Mulher, que também foi premiada, fornece treinamento profissional para o acesso das mulheres à área da construção em trabalhos de encanamento, soldagem, reboco e na parte elétrica. Quase 39 mil pernambucanas já se graduaram no projeto. No total, 44 organizações de 29 países serão premiadas em reconhecimento à excelência no serviço público.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!