CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

"Estado do Mundo" para jovens destaca que qualidade de vida não depende do consumismo

"Atenção! Você está de posse de um material muito perigoso, um documento subversivo", adverte, logo de início, a publicação "Ter mais ou viver melhor?". Voltado para o público juvenil, o documento lançado no Brasil pelo Worldwatch Institute (WWI) em parceria com o Instituto Akatu e a Unescocat (Unesco - Catalunha), é uma versão mais leve e adaptada do relatório "O Estado do Mundo", produzido anualmente pela WWI.

foto autor

12/12/2012 às 10:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

juventude2.jpg
Imagem: reprodução

“Atenção! Você está de posse de um material muito perigoso, um documento subversivo”, avisa, logo de início, a publicação Ter mais ou viver melhor?. Voltado para o público juvenil, o documento lançado no Brasil pelo Worldwatch Institute (WWI) em parceria com o Instituto Akatu e a Unescocat (Unesco - Catalunha), é uma versão mais leve e adaptada do relatório "O Estado do Mundo", divulgado anualmente pela WWI.

A ideia é estimular os jovens a liderar uma transformação cultural em prol da adoção de um novo estilo de vida socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável e economicamente viável. Portanto, “subverter” a ordem estabelecida, que prioriza o consumismo.

A linguagem informal e direta, além das páginas recheadas de fotos e diagramação dinâmica, estabelecem a ponte necessária com o público-alvo ao longo de suas 33 páginas, para informar sobre os impactos positivos e negativos dos padrões atuais de consumo. O documento tenta ainda incutir no jovem a ideia de que, geralmente, a qualidade de vida não está atrelada a ter mais dinheiro ou posses materiais.

“Analisando o ciclo de vida (ACV) dos produtos que compramos e aumentando a vida útil dos que já temos, reduzimos o impacto negativo do nosso consumo e despertamos os jovens para a análise do ciclo de vida, ‘ACV Teens’, tornando-os protagonistas na construção de ciclos inteligentes de consumo sustentável”, afirma Eduardo Athayde, diretor do Worldwatch Institute – Brasil.

O documento traz ainda relatos de mudanças culturais em diferentes grupos e comunidades por todo o mundo, que reformularam a produção e o consumo de bens e serviços em seu cotidiano e, assim, conseguiram atingir resultados bastante positivos em termos de adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Mais do que exemplos inspiradores, esses casos são experiências que podem e devem ser replicadas no Brasil, envolvendo toda a sociedade nesse debate. “Cada pessoa é importante para dar sua contribuição individual, e para servir de exemplo e mobilizar seus amigos, familiares e conhecidos. Só assim se poderá caminhar para um mundo mais sustentável”, destaca Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.

Conheça a publicação em nossa biblioteca

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade