O veículo foi abastecido com um sistema de "crédito" que troca popularidade por energia.
Foto: Divulgação
De que vale uma curtida, um compartilhamento ou mesmo seguir uma página no Facebook, Twitter ou Instagram? Para os estudantes do Kansas City, Estados Unidos, a resposta é: energia para movimentar o carro elétrico criado por eles. O veículo desenvolvido por meio do projeto educacional MindDrive realizou o trajeto sendo abastecido com carga elétrica compatível com sua popularidade nas redes sociais. Os estudantes já realizaram a primeira viagem entre 31 de maio e 7 de junho, e percorreram 1.706 Km da cidade deles à capital do país, Washington, D.C.
Toda vez que uma pessoa de qualquer lugar do mundo curte o site do programa, o sistema Social Fuel Tour capta 1 watt. Quando ocorre o compartilhamento ou comentário os estudantes ganham 3 watts, e para novos seguidores são mais cinco watts. Os participantes também podem usar hashtags e retwittar para ajudar com frações das unidades de energia. Durante a jornada, o carro para em postos de combustíveis e com os “créditos” da rede social o veículo é reabastecido com eletricidade, informou o site norte-americano Huffington Post.
O projeto
O MindDrive é um programa de orientação que inspira os alunos a aprender mais sobre matemática e ciência por meio da realização de projetos. Atualmente, atende 30 alunos do núcleo urbano de Kansas City, trabalhando atualmente com cinco escolas da região. São 21 alunos que participam do Automotive Design Studio e nove em Comunicação Contemporânea, de acordo com as afinidades dos estudantes. A iniciativa delega aos professores o papel de identificar aquilo que atrai o educando.
Com o apoio de empresas de pneus e de energia elétrica, os estudantes também aprendem história e idiomas, além de utilizarem programação de computadores de maneira interdisciplinar - a meta é fomentar neles a mobilização para um objetivo.
"MindDrive proporciona aos alunos um ambiente de aprendizagem que se baseia em projetos usando as experiências práticas que permitem exercícios em profundidade e aplicação no mundo real da matemática, ciência, tecnologia e relações ambientais", explicou Steve Rees, diretor executivo do projeto ao site norte-americano PRWEB.
Os veículos do projeto MindDrive são reciclados e movidos a eletricidade, e contam com a utilização de equipamentos como baterias de lítio-íon com carga de 72 e 96 volts e pesam em média uma tonelada. Veja o vídeo abaixo (em inglês) e conheça mais sobre o programa:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!