Se você costuma jogar alimentos fora porque não dá conta de comê-los e eles acabam estragando, existe uma solução. É possível tomar algumas medidas para ajudar a manter os alimentos frescos por mais tempo. Usando algumas das dicas abaixo você vai evitar o desperdício e ainda economizar dinheiro.
Vegetais
O armazenamento de vegetais como batata, cebola e cebolinha na geladeira pode realmente fazer com que eles estraguem mais rápido. A maioria dos vegetais de raizes longas deve ficar em locais secos, mas não tão frio. Por isso, segundo o site Earth 911, a melhor maneira de dar aos vegetais uma vida mais longa é mantê-los frescos e longe da luz, o que impede a germinação. Uma alternativa simples é armazenar cebolas e batatas em sacos de papel em um armário. Por que o papel? Porque eles são mais respiráveis do que o plástico - o que ajuda a evitar a deterioração.
Queijos
Existem uma grande diversidade de queijos e para cada tipo existe um método de conservação próprio. Segundo o site Queijos no Brasil, os queijos de massa mole, por exemplo, podem ser guardados na parte inferior da geladeira, em recipientes fechados. Os queijos de massa semi-cozida, se cortados, devem ser guardados na parte inferior da geladeira, embrulhados em papel alumínio. Se inteiros, devem ser guardados em ambientes que não sofram variações de temperatura, cobertos com pano úmido. Já os queijos duros e defumados devem ser cobertos e guardados em local com temperatura em torno de 18ºC.
Alimentos secos
Armazenar cereais, biscoitos e outros alimentos secos em sacos plásticos pode deixá-los sem sabor e acelerar a deterioração, já que a embalagem não está bem fechada. A ideia do Earth 911 é organizar esses alimentos em frascos com uma boa vedação.
Pães
Muitas pessoas não conseguem entender porque o pão estraga de uma hora para a outra. Saber armazenar o alimento faz toda a diferença no tempo de duração. De acordo com o site WikiHow, o ideal é mantê-lo em temperatura ambiente, em um lugar fresco e seco e longe da luz solar direta.
Colocar na geladeira como muitas pessoas fazem não é a melhor opção. Estudos científicos demonstraram que esse hábito extrai a umidade e o pão seca mais rapidamente. Isso acontece devido a um processo conhecido como "retrogradação", ou cristalização das moléculas de amido.
Para cada pão também existe uma forma de armazenamento diferente. Os pães fatiados de sanduiche, por exemplo, devem ficar na própria embalagem para reter a umidade. Apesar de sacos plásticos úmidos serem locais perfeitos para proliferação do mofo, a maioria desses pão tem conservantes que inibem o crescimento rápido de fungos. Já os pães caseiros ou feitos de forma artesanal em padarias devem ser mantidos em embalagem de papel para mantê-los crocantes. O pão caseiro pode ficar esponjoso em um saco plástico úmido.
Ervas
Assim como as flores, ervas frescas armazenadas na água irão reter o sabor e a textura por mais tempo do que se estivessem soltas na geladeira. Segundo o Earth 911, ervas suaves como a salsa, manjericão e coentro fresco devem ficar armazenadas em um vidro com cerca de uma polegada de água, fora da geladeira. Primeiro deve-se aparar os talos, em seguida colocá-las na água. Já as ervas como alecrim, sálvia e tomilho podem ficar na geladeira, no entanto, enroladas em uma toalha umedecida e depois dentro de um saco de compras reutilizável.
Já que o assunto é alimentos, não deixe de conferir nossas receitas práticas e saudáveis no canal Cozinha EcoD!
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!