Ban Ki-moon defende que os ODMs podem impulsionar a inovação mundial
Foto: UN Photo/Rick Bajornas
Nos dias 5 e 6 de abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) promove uma mobilização nas redes sociais para marcar os mil dias que restam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). A ideia é que a população mundial compartilhe a hashtag #MDGmomentum no Twitter.
Além desses dois dias, as pessoas também poderão participar até o dia 12 de abril por meio da hashtag #Pos2015 (além da #MDGmomentum), e também por meio de envio de mensagens para o facebook oficial da ONU, com fotos ou vídeos de um minuto que representem as melhorias e desafios na implementação dos ODMs em suas comunidades e áreas de atuação. A organização vai selecionar e publicar, diariamente, duas das mensagens enviadas em seus perfis oficiais.
Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, os ODMs têm demonstrado que metas de desenvolvimento global focalizadas podem mobilizar, unir, motivar e impulsionar a inovação mundial. "O sucesso alcançado nos próximos mil dias não só melhorará a vida de milhões de pessoas, mas também garantirá um maior impulso para o planejamento pós-2015 e para enfrentar os desafios relativos ao desenvolvimento sustentável", salienta Ki-moon em seu artigo.
O que são ODMs?
No ano de 2000, líderes mundiais se reuniram nas Nações Unidas e concordaram em reduzir pela metade a pobreza mundial e a fome, diminuir a mortalidade materna e infantil, lutar contra as doenças, melhorar o saneamento básico, oferecer educação para todos e ampliar as oportunidades para as meninas e mulheres. (Conheça os principais objetivos)
Alguns dos ODMs foram atingidos globalmente, a exemplo do alcance da redução das taxas de pobreza pela metade (nos últimos 12 anos, 600 milhões de pessoas saíram da pobreza extrema), a redução da proporção de pessoas sem acesso a água potável e a melhora da qualidade de vida de cerca de 100 milhões de moradores de favelas.
No Brasil, a meta de reduzir a fome e a pobreza extrema foi alcançada em 2002. Já em 2007, o país cumpriu a meta nacional de reduzir a porcentagem de pobres a um quarto da quantidade existente em 1990. Apesar de mais ambiciosa, a meta foi superada novamente em 2008. O Brasil também é referência mundial no combate ao HIV/Aids.
Assista ao comunicado de Ban Ki-moon:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!