icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Ferramenta permite análise integrada de dados sobre clima, ambiente e saúde

foto autor

21/05/2014 às 14:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 3:23 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

pulse-ecod.jpg
Ferramenta já permite visualizar dados de clima observados entre 1950 e 2012 e projeções de clima futuro
Imagem: Reprodução

Uma ferramenta capaz de fazer análises integradas de dados sobre clima, ambiente e saúde pública e de fornecer cenários climáticos futuros para orientar a tomada de decisão relacionada a eventos extremos já está disponível gratuitamente na internet.

Denominada PULSE-Brasil (Platform for Understanding Long-term Sustainability of Ecosystems), a plataforma foi desenvolvida por pesquisadores brasileiros e britânicos no âmbito do projeto Impact of climate extremes on ecosystem and human health in Brazil, apoiado pela Fapesp e pelo Natural Environment Research Council (NERC), do Reino Unido.

A pesquisa é coordenada por Jose Antonio Marengo Orsini, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e por Peter Michael Cox, da University of Exeter (Reino Unido). Resultados parciais foram apresentados no dia 13 de maio, em Fortaleza, durante a conferência internacional Adaptations Futures 2014.

"O projeto nasceu de uma colaboração existente há mais de uma década entre pesquisadores do Inpe e de Exeter para estudos sobre a Amazônia. O apoio do NERC e da Fapesp foi fundamental para garantir a continuidade das pesquisas, que têm como objetivo democratizar o conhecimento sobre o clima e informar decisores políticos e a sociedade em geral, uma vez que a Amazônia é um tema que interessa a todo o mundo", afirmou Marengo.

O próximo passo, já iniciado, é usar essas informações para fazer avaliação de impactos, ou seja, investigar como um determinado evento climático resultou em uma enchente ou uma epidemia, por exemplo.

De acordo com Cox, a Amazônia representa uma peça-chave no sistema climático mundial e é potencialmente vulnerável ao aquecimento global – por esse motivo precisa ser mais bem estudada. "É importante que os formuladores de políticas públicas tenham acesso a informações mais atualizadas para orientar a tomada de decisões. Nós desejamos ajudar a fornecer essas informações", ressaltou.

Informações sobre clima

No momento, a ferramenta já permite visualizar dados de clima observados entre 1950 e 2012 e projeções de clima futuro baseado nos modelos mais recentes do IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas]. O próximo passo, já iniciado, é usar essas informações para fazer avaliação de impactos, ou seja, investigar como um determinado evento climático resultou em uma enchente ou uma epidemia, por exemplo.

Entre as informações de clima disponíveis na plataforma estão temperatura máxima, mínima e média, cuja variabilidade em cada estado brasileiro ou em todo o território nacional pode ser visualizada por mês ou por ano. Também há dados sobre precipitação pluviométrica, sobre a vazão dos rios e sobre casos de dengue, malária, diarreia, leptospirose e doenças respiratórias – doenças consideradas sensíveis à variação de temperatura e de chuva.

Mostrar com clareza

De acordo com os pesquisadores, a ferramenta PULSE-Brasil pode mostrar com toda a clareza aos técnicos ambientais e aos gestores políticos se um determinado evento, como uma seca mais intensa e prolongada, está realmente fora do padrão dos últimos 60 anos e pode ser considerado um evento extremo associado à instabilidade do sistema climático global.

No caso da saúde pública, por exemplo, permite ver, com base no registro de notificação obrigatória de doenças da base de dados do Datasus, se um surto de dengue ou de malária está dentro do padrão de um determinado estado em uma determinada época do ano.

- Conheça a ferramenta -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade