Homenagens a Iemanjá levam fiéis à Praia do Rio Vermelho, em Salvador
Imagem de Arquivo/Fábio Pozzebom/Agência Brasil
O boêmio e turístico Bairro do Rio Vermelho, em Salvador, recebe nesta terça-feira, 2 de fevereiro, o festejo em homenagem a Iemanjá. Segundo a tradição, os devotos fazem oferendas à orixá, conhecida como a Rainha do Mar, que representa a força feminina. Neste ano, no entanto, os devotos foram incentivados a fazer uma oferenda sustentável.
Tradicionalmente são oferecidos objetos plásticos, como pentes, espelhos, cestas e frascos de alfazema. Desta vez, a Prefeitura de Salvador pediu que as ofertas fossem presentes biodegradáveis. A Secretaria Cidade Sustentável instalou faixas e banners com frases incentivando a prática e, nos dias anteriores à comemoração, órgãos do município também fizeram campanha, nas redes sociais, sugerindo oferendas sustentáveis: "ofereça flores 100% naturais, em vez de jogar o frasco de perfume, o balaio; escolha pentes de madeira; use fitas e adereços de fibra natural; e prefira as bonecas de pano”.
Ao longo do dia, um palco montado no Mirante do Rio Vermelho recebe atrações e shows gratuitos para a população. Às 14h é a vez do cantor e compositor Carlinhos Brown, que se apresenta acompanhado por 100 percussionistas da Bateria Sustentável. Às 19h, o cantor de rock Márcio Mello se apresenta no espaço Toca Raul, próximo à Igreja de Santana, também na orla do Rio Vermelho – reinaugurada recentemente, depois de passar por obras de revitalização.
Durante os festejos, órgãos municipais organizam rodas de abordagem social: fiscais vão fazer a triagem de pessoas em situação de rua, além de combater casos flagrantes de trabalho infantil. Segundo a Prefeitura, 569 ambulantes foram cadastrados para atuarem na festa. Quase 200 servidores da Guarda Municipal e 15 salva-vidas também acompanham a entrega de oferendas à Rainha do Mar.
Iemanjá é uma orixá do Candomblé, uma divindade fruto do sincretismo religioso, na Bahia, com Nossa Senhora dos Navegantes, da religião católica. Segundo a lenda, as primeiras homenagens foram feitas em 1923, quando os peixes estavam escassos e um grupo de pescadores fez ofertas à Rainha do Mar, pedindo uma pesca mais próspera.
(Por Sayonara Moreno, da Agência Brasil)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!