icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Fontes renováveis respondem por 88,8% da matriz energética brasileira, diz estudo

O índice corresponde a um aumento de 2,5% em relação a 2010, segundo dados do Balanço Energético Nacional 2012. Houve alta de 6,3% na produção hidrelétrica, devido a condições hidrológicas favoráveis. Por outro lado, teve redução na produção de bioeletricidade a partir da biomassa da cana-de-açúcar. A fonte eólica cresceu 24,2% no período.

foto autor

12/06/2012 às 18:00 • Atualizada em 14/09/2022 às 10:54 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

parque e?ico de brotas de maca?as, na bahia
Parque eólico de Brotas de Macaúbas, na Bahia. Energia proveniente dos ventos registra crescimento no Brasil/Foto: Alberto Coutinho/Secom-BA

A participação de fontes renováveis de produção de eletricidade na matriz elétrica do Brasil chegou a 88,8% em 2011, um aumento de 2,5% em relação a 2010, segundo dados do Balanço Energético Nacional 2012. O estudo foi elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), divulgados na terça-feira, 12 de junho.

O governo brasileiro destacou que a média mundial é de 19,5%. Já entre os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ela chega a 18,3%.

Segundo o levantamento, houve alta de 6,3% na produção hidrelétrica, devido a condições hidrológicas favoráveis. Por outro lado, teve redução na produção de bioeletricidade a partir da biomassa da cana-de-açúcar.

A fonte eólica totalizou geração de cerca de 2,7 mil gigawatts-hora (GWh) em 2011, número 24,2% maior na comparação com 2010.

“O elevado percentual de crescimento prenuncia o que deve ocorrer de forma ainda mais expressiva nos próximos quatro anos, quando novos parques, já em construção, entrarão em operação”, aponta o estudo.

Produção de energia no país

Além da energia elétrica, a matriz energética brasileira inclui outras fontes disponíveis, como gás natural, gasolina e lenha, por exemplo. Nesse segmento, que inclui todos os recursos de energia disponíveis no país, a participação de fontes renováveis permaneceu praticamente estável, alcançando 44,1% das fontes utilizadas no Brasil, no ano passado. Mesmo assim, ainda é maior que a média mundial, de 13,3%, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE).

A oferta interna de energia, que é o total da energia demandada no país, cresceu no ano passado 1,3% em relação a 2010. O consumo final de energia (pelas pessoas e pelas empresas) cresceu 2,6%.

Repartição da oferta interna de energia

Renováveis (44,1%):

  • Biomassa da cana: 15,7%;
  • Hidráulica e eletricidade: 14,7%;
  • Lenha e carvão vegetal: 9,7%;
  • Lixívia (água de lavagem das cinzas da queima de madeira) e outras renováveis: 4,1%).

Não renováveis (55,9%):

  • Petróleo e derivados: 38,6%;
  • Gás natural: 10,1%;
  • Carvão mineral: 5,6%;
  • Urânio: 1,5%.

Fonte: EPE.

- Conheça o Balanço Energético Nacional 2012 na íntegra -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade