CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Ford Fusion Hybrid será o carro mais econômico do Brasil em 2013, diz Inmetro

O novo Ford Fusion Hybrid ainda nem chegou às lojas, mas já é apontado como o carro mais econômico do Brasil em 2013 entre os que encontram-se à venda (ou ainda estarão), segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Automotiva do Inmetro, também conhecido como "Ranking de Consumo". Outros dois híbridos dominam o pódio na lista: o Toyota Prius e o Lexus CT200.

foto autor

10/01/2013 às 17:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 4:33 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

ford-t.jpg
O Fusion Hybrid tem consumo de 16,8 km/l de gasolina na cidade (16,9 km/l na estrada)
Foto: Divulgação

O novo Ford Fusion Hybrid ainda nem chegou às lojas, mas já é apontado como o carro mais econômico do Brasil em 2013 entre os que encontram-se à venda (ou ainda estarão), segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Automotiva do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), também conhecido como "Ranking de Consumo", divulgado na terça-feira, 8 de janeiro.

Detentor de uma nota "A", o Fusion Hybrid tem consumo de 16,8 km/l de gasolina na cidade (16,9 km/l na estrada). O modelo, que deverá custar mais de R$ 100 mil, troca o motor 2.5 Duratec do modelo vendido atualmente por um 2.0 a gasolina que se alia a um motor elétrico para gerar 190 cavalos.

Os modelos híbridos, que combinam um motor a combustão e um elétrico, dominam o topo da eficiência energética. O Toyota Prius e o Lexus CT200h, por exmeplo, unem o motor 1.8 a gasolina a um conjunto elétrico para gerar um total de 135 cavalos com consumo de 15,7 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada. Este primeiro custa R$ 120 mil e circula paenas como táxi em São Paulo. O segundo chegará como modelo de luxo.

Os modelos híbridos, que combinam um motor a combustão e um elétrico, dominam o topo da eficiência energética.

A nova medição do Inmetro organiza o ranking de consumo dos carros vendidos no país e inscritos de forma voluntária pelas fabricantes. Pelas contas do instituto, foram avaliados "327 modelos/versões". Ao todo, são 106 modelos diferentes de 25 marcas (eram 52 de dez marcas no final de 2012).

Agora, o Inmetro indica não apenas o consumo, mas também a emissão de dióxido de carbono (CO2) produzida pelos carros avaliados. Somente a nota de consumo, porém, serve para a classificação dos modelos entre "mais eficientes" (nota A) até "menos eficientes" (com nota E), a exemplo do que ocorre com eletrodomésticos como geladeiras, fogões e liquidificadores.

É esta nota que deve ser exibida de forma clara, no para-brisa ou vidros laterais dos carros expostos nas concessionárias, para que o consumidor possa escolher o carro mais eficiente.

- Conheça a tabela na íntegra -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade