icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Ford, Honda, Nissan e GM baixam os preços dos carros elétricos

A realidade atual do mercado mundial de carros elétricos não é nenhum mar de rosas, uma vez que, embora menos poluentes e mais econômicos, esses veículos representem menos de 1% das vendas das montadoras. O sucesso de modelos como o Volt (foto), da Chevrolet, líder do segmento nos EUA e que vendeu mais de 2.500 unidades só em junho, representa uma exceção, em vez de regra. Uma das saídas encontradas pelas empresas têm sido a redução dos preços.

foto autor

17/07/2013 às 12:40 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:48 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

volt-ecod.jpg
Vendas do Volt, da Chevrolet, representam 30% do mercado de carros elétricos nos EUA
Foto: Divulgação

A realidade atual do mercado mundial de carros elétricos não é nenhum mar de rosas, uma vez que, embora menos poluentes e mais econômicos, esses veículos representem menos de 1% das vendas das montadoras. O sucesso de modelos como o Volt, da Chevrolet, líder do segmento nos Estados Unidos e que vendeu mais de 2.500 unidades só em junho, representa uma exceção, em vez de regra.

Em meio a esse contexto, pelo menos em curto prazo, algumas montadoras adotam estratégias para amenizar o problema, entre elas, reduzir preços a fim de desencalhar os veículos movidos à energia elétrica, segundo informou a Exame.com.

Na segunda semana de junho a Ford anunciou a redução de preço de um de seus modelos elétricos. Antes dela, no entanto, General Motors, Honda e Nissan já haviam adotado táticas semelhantes. A companhia americana reduziu de 39.200 dólares para 35.200 dólares o preço do Focus EV. Em 2012, menos de 1.600 unidades do modelo foram vendidas nos Estados Unidos. No mesmo período, cerca de 700.000 unidades dos veículos série F, da Ford, foram comercializados no mercado norte-americano.

Dos cerca de 1 milhão de veículos vendidos mensalmente nos EUA, apenas 8.700 são carros elétricos Fonte: consultoria Hybrid Cars.

Competitividade

Segundo a montadora, o novo preço sugerido vai manter o Focus EV mais competitivo no mercado. Embora ele ainda custe 4.000 dólares mais caro que o modelo Leaf, da Nissan, um dos carros elétricos mais vendidos no mundo. “É uma estratégia importante e firma nosso compromisso em oferecer aos clientes uma gama de veículos eletrificados no mercado", justificou a montadora por meio de comunicado, divulgado ao mercado.

Desde que lançou o Leaf, a Nissan já reduziu em mais de 6.000 dólares o valor do modelo, que gira em torno de 28.800 dólares nos Estados Unidos. Já a Honda, embora não tenha mexido no preço, recentemente, criou um programa de financiamento com parcelas baixas para conseguir vender o modelo Fit elétrico e, desde então, as vendas cresceram mais de 1000% de maio para junho.

Aqui no Brasil, onde o mercado dos carros elétricos ainda engatinha, as principais montadoras entregaram uma proposta na primeira semana de julho ao governo brasileiro reivindicando incentivos fiscais para a produção desses veículos em território nacional.

Os 10 veículos elétricos mais vendidos nos EUA atualmente são:

1º) Volt (Chevrolet)
2º) Leaf (Nissan)
3º) Model S (Tesla)
4º) Prius (Toyota)
5º) C-Max Energi (Ford)
6º) Fusion Energi (Ford)
7º) Fit EV (Honda)
8º) Focus EV (Ford)
9º) Two EV (Smart)
10º) RAV4 EV (Toyota)

Fonte: consultoria Hybrid Cars.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade