A economia de água é um fatores que contribuem para uma cidade ser considerada sustentável. Nos últimos anos, está sendo muito discutido o futuro das cidades e da população devido ao colapso hídrico vivido em algumas regiões do Brasil.
Outros indicadores como a correta destinação dos resíduos sólidos, melhorias na mobilidade urbana, priorizar a qualidade de vida da população no ambiente urbano, promover a eficiência enérgica e minimizar a poluição atmosférica também estão dentro das bases de diretrizes para uma cidade ser sustentável.
Neste âmbito de discussão, especialistas do Brasil e do exterior, estudantes e sociedade civil estarão reunidos em Brumadinho (MG), de 21 a 23 de outubro, para debater modelos exemplares e que deram certo em outros países, na perspectiva de aplicar nos municípios brasileiros.
"Montar esse ambiente de interação de conhecimento será eficaz para pensarmos de que forma podemos adaptar ações efetivas de outros países, em prol do meu ambiente, nas nossas cidades", afirmou Breno Carone, presidente do Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar). Ele ainda frisou que é preciso "pensar no futuro e no tipo de ambiente que queremos viver".
Outros temas
Além da escassez de água, outros temas serão discutidos, entre eles estão: esgotamento sanitário, tratamento de água e consumo e a importância da preservação e educação ambiental nas escolas.
No primeiro dia do evento, 21 de outubro, o destaque fica por conta da participação de Albert Appleton, idealizador do sistema de água de Nova York.
Outros palestrantes e a programação completa podem ser conferidos no site www.cibapar.org.br/forum-das-aguas
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!