Parc Montsouris - Paris
Foto: niall62
Há quatro anos, quando flores e capim se espalharam pelas sepulturas em quatro cemitérios de Versailles, a população local ficou dividida sobre o abandono de adubos e pesticidas. Não só Versailles, como outras cidades francesas, como Belfort, Estrasburgo e Nantes, decidiram banir esses insumos de todos os espaços municipais, passando a remover as ervas daninhas do modo tradicional – pela extração manual, evitando contaminação dos trabalhadores e dos recursos hídricos da região.
A medida está colhendo frutos tão bons que o Senado aprovou um projeto de lei estendendo a proibição para todo o território francês.
Embora ainda tenha que passar pela Assembleia Nacional, a lei prevê o banimento dos agrotóxicos em todos os espaços verdes abertos ao público a partir de 2020. O texto possui algumas exceções, como a utilização dos insumos em áreas de práticas esportivas, tais quais campos de futebol.
De fato, a medida ainda é mais rigorosa do que as iniciativas que a inspiraram. O projeto prevê também a proibição da venda de agroquímicos em supermercados e comércio não especializado a partir de 2022.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!